'Habemus papam!' - Triplov INFO

Últimas

segunda-feira, 13 de março de 2023

'Habemus papam!'


DOSE DIÁRIA

13.03.2023

Dose Diária

'Habemus papam!'

Estas palavras, ecoadas há uma década na Praça de São Pedro, em Roma, não deixavam adivinhar a revolução que aí viria na estrutura da Igreja. Esta é a Dose Diária de hoje, 10 anos depois de o cardeal argentino Jorge Bergoglio emergir do conclave como papa Francisco.

Há uma década, pouco depois das 18 horas, fumo branco começava a sair da chaminé onde decorria o conclave de eleição do novo papa. Francisco, o primeiro jesuíta a sentar-se na cadeira de Pedro, começava ali um caminho de quebra de tradições e de revoluções internas na Igreja de Roma.

na Igreja de Portugal, decididamente, a comunicação deixa muito a desejar: o bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, protagonista da conferência de imprensa de todas as desilusões, admite agora o pagamento de indemnizações às vítimas dos abusos sexuais.

Por falar em comunicação, Putin estará a perder o controlo da narrativa russa sobre o conflito na Ucrânia. A autora da declaração é a porta-voz do MNE russo, Maria Zakharova, por norma uma acérrima defensora do Kremlin e do todo poderoso presidente russo.

Já nos EUA, o Silicon Valley Bank (quem?) fechou portas e entregou o controlo dos seus depósitos à agência reguladora que garantirá assim o seu pagamento. Já vimos este filme a acontecer e não foi há tanto tempo como isso... 2007, 2008?

Tal como o ovo e a galinha, quem lançou a primeira pedra na rábula da Coreia do Norte? Os EUA e a Coreia do Sul começam hoje exercícios militares conjuntos porque Pyongyang lançou mais um míssil? Ou Pyongyang lançou mais um míssil porque os EUA e a Coreia do Sul anunciaram exercícios militares conjuntos?

De volta cá ao burgo, se a inflação está lenta mas gradualmente a descer, se os agentes económicos (começando no produtor agrícola e acabando no supermercado) dizem que não aumentaram as margens de lucro, então o que explica a subida permanente dos preços dos produtos alimentares? E quem estará a ganhar com isso?

'Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo' venceu a 95.ª edição dos Óscares. Ainda não foi desta que Portugal conquistou uma estatueta. A 'red carpet' agora é a 'champagne carpet'. Em termos muito generalistas, foi isto o que de mais importante se retirou desta madrugada televisiva.

Tudo está bem quando acaba bem: o escândalo do afastamento de Gary Lineker está sanado e o autor da célebre frase "no fim, os alemães ganham sempre" regressa na próxima jornada à sua cadeira de comentador. Mas a imagem de independência da BBC em relação aos poderes políticos ficou seriamente manchada.

Os donos do PSG ainda não aprenderam que os dólares só por si não ganham Ligas dos Campeões. Mas continuam a tentar contratar este, aquele e aqueloutro jogador – neste caso a outro clube que também gasta desmesuradamente, mas que também ainda nunca ganhou a "orelhuda".