25 anos de ordenação episcopal de D. José Alves - Triplov INFO

Últimas

sexta-feira, 26 de maio de 2023

25 anos de ordenação episcopal de D. José Alves

Imagem incorporada
No próximo dia 31 assinalam-se os 25 anos da ordenação episcopal de D. José Francisco Sanches Alves, Arcebispo Emérito de Évora e antigo Bispo de Portalegre – Castelo Branco.

Para comemorar esta data, a Arquidiocese de Évora promove uma celebração jubilar na próxima quarta-feira, 31 de Maio, que contará, pelas 15h, com uma sessão solene no auditório da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, e pelas 17h será celebrada Eucaristia solene na Sé de Évora.

Recorde-se que a nomeação episcopal de D. José Alves para Auxiliar de Lisboa, com o título de Gerpiniana, aconteceu a 7 de Março de 1998. A Ordenação Episcopal foi depois celebrada a 31 de Maio de 1998, na Sé de Évora, tendo sido presidida por D. Maurílio Quintal de Gouveia, sendo bispos ordenantes, além dele, D. José Policarpo, Patriarca de Lisboa, e D. Manuel Madureira, Bispo do Algarve.

D. José Alves foi nomeado Bispo de Portalegre – Castelo Branco a 22 de Abril de 2004, entrando na Diocese a 30 de Maio. A 8 de Janeiro de 2008 foi nomeado Arcebispo de Évora, entrando na Arquidiocese a 14 de Fevereiro, mantendo-se como Administrador Apostólico da Diocese de Portalegre – Castelo Branco até 7 de Outubro. Resignou, como Arcebispo de Évora a 26 de Junho de 2018.

25 anos de ordenação episcopal de D. José Alves | Jornal Alto Alentejo (sapo.pt)