Este Festival de Fado tem como objetivos a dinamização da Baixa Comercial de Faro e a promoção da cultura portuguesa com uma das principais marcas do país: o Fado, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
O elenco artístico desta 2.ª edição é formado por fadistas e guitarristas que desenvolvem a atividade na região do Algarve.
Nos dias 19 e 20 de maio, a programação inclui atuações no Museu Municipal de Faro (11h30, 14h30 e 15h30), na Igreja da Misericórdia (18h00) e à noite, entre as 21h00 e as 23h00, em diversas ruas pedonais do centro da cidade.
No domingo, 21 de maio, está prevista uma gala final, às 21h30, no Jardim Manuel Bivar.
O evento é gratuito com exceção dos concertos realizados no Museu Municipal de Faro, onde o valor de entrada são € 8.50 euros, incluindo, além do concerto, a degustação de um vinho regional, uma mostra de vídeo sobre a história do fado e a visita ao Museu.
Recorde-se que este é um evento organizado pela Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro, em parceria com a Associação de Fado do Algarve, com o apoio do Município de Faro, da União de Freguesias de Faro, da Santa Casa da Misericórdia e do Museu Municipal de Faro.