"Na Suécia dizem que não é preciso distanciamento social, porque isso é ser sueco", disse recentemente Pedro Mexia, que tem um antigo fascínio por esse país escandinavo. Suécia – obra que marca a sua estreia como dramaturgo – joga com a suspeita de que todos temos "uma certa ideia" da Suécia. Uma mitologia difusa, digamos: o país "metafísico-angustiado" dos filmes de Bergman, o paraíso (perdido?) da social-democracia, mas também a pátria do infernal Strindberg ou dos açucarados ABBA. A peça transporta-nos para o rescaldo das eleições de setembro de 1976, que ditaram o fim de meio século ininterrupto de governação do Partido Social-Democrata. As eleições coincidem com o casamento de Monika, filha de Egerman, um intelectual sexagenário e amargo, "retirado do mundo", que não esconde o seu contentamento com o fim desse consulado. Com encenação de Nuno Cardoso, Suécia é um lugar onde se discute sobre a ideia de futuro, o fim das ilusões, as boas intenções. Um lugar onde as linhas de fronteira entre o público e o privado, o político e o íntimo se tornam indistintas. |