Borba: Autarquia investe cerca de 400 mil euros na criação de um museu e uma enoteca - Triplov INFO

Últimas

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Borba: Autarquia investe cerca de 400 mil euros na criação de um museu e uma enoteca

A Câmara Municipal de Borba assinou, recentemente, o auto de consignação da empreitada de "Reabilitação de Edifício para Museu de Borba e Enoteca", intervenção parcial no edifício do Centro Cultural de Borba.


Trata-se de um investimento total de 388.380,62 euros e será financiado no âmbito do PARU.

A obra foi adjudicada à empresa "In situ – Conservação de bens Culturais, Unipessoal, Lda", tendo um prazo de execução de 10 meses.

Recorde-se que com a requalificação do imóvel, pretende-se "promover a sua utilização como espaço público de referência na cidade e colocando-o nos roteiros culturais e turísticos da região", revelou a autarquia.

A área de intervenção é a zona privilegiada do edificado, englobando todo o Piso 1 na sua vertente mais nobre, a fachada principal, com acesso independente a partir de uma das ruas principais do centro histórico de Borba. O espaço destina-se a equipamento cultural, a intervenção tem uma área bruta de total de 590,66 m2, com uma área útil coberta de 326,41 m2 e uma área útil descoberta de 89,85 m2.

De salientar que o Município de Borba utiliza há bastantes anos este edifício como Centro Cultural da cidade, mas ele nunca foi alvo de uma intervenção holística de adaptação ao referido programa.

A intervenção assenta maioritariamente na requalificação do espaço interior e na sua reorganização programática, mas inclui também por necessidade, pequenas alterações nas fachadas e volumetria.

No que diz respeito ao interior e de acordo com o projeto a que ODigital.pt teve acesso, serão criadas 3 zonas, uma zona de exposição formal (Área Exposições), uma zona de acessos, circulações e exposição informal (Área Exposições Temporárias) e uma zona de lazer e serviços de apoio (Área de Lazer).

A Área de Exposições implanta-se na zona mais nobre do edifício, no 1º andar junto da fachada principal e compõe-se de 4 salas. Para cada uma é criado um novo sistema de luz zenital, que as caracteriza e distingue, criando um ambiente sereno e propício à apreciação demorada.

A Área de Exposições Temporárias aproveita os espaços interiores do edifício e aqueles que fazem a interligação quer com a entrada quer com o programa de lazer quer com o programa de exposição formal. Composto também por 4 salas, mas de menor dimensão, esta zona permite os fluxos entre todas as zonas programáticas ao mesmo tempo que coloca o visitante em contacto com exposições e caracter temporário ou menos formal. Funciona assim também como antevisão ao espaço formal de exposição, contaminando os visitantes com os acontecimentos da casa, mesmo quando só se acede ao Bar. Estes espaços garantem igualmente o acesso e funcionamento dos serviços autónomos do Piso 2 (Serviços afecto a rádio).

A Área de Lazer engloba as valências de Cafetaria, Bar, Esplanada, I.S que servem todo  o conjunto e se implantam no Piso 1 na fachada tardoz de modo a tirar partido do  terraço exterior. Inclui igualmente a Loja/Receção que se implanta no Piso 0 e contribui para atrair visitantes ao Centro.

ODigital.pt https://ift.tt/Iczdkap