E pronto, os americanos descobriram a sardinha portuguesa! - Triplov INFO

Últimas

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

E pronto, os americanos descobriram a sardinha portuguesa!


DOSE DIÁRIA

04.09.2023

Dose Diária

E pronto, os americanos descobriram a sardinha portuguesa!

Depois das ondas da Nazaré, o Tio Sam descobriu que naquele sítio que afinal não é Espanha – surprise! – os tipos fazem lá umas conservas de sardinha de comer e chorar por mais. Eis a Dose Diária de hoje: há 28 anos, nascia um Servidor de Apontadores Portugueses Online, SAPO para os amigos.

As conservas de sardinha estão a fazer furor em Times Square, New York City, US of A. Para já, furor entre a imprensa americana, resta saber se e quanto tempo demora a passar a mensagem ao americano médio (vá, médio-alto).

Cá pelo burgo, falou-se dele como proto-candidato a Belém e eis que Mário Centeno quebrou o silêncio e lançou uma série de avisos ao Governo: baixar a despesa pública permanente e, juntamente com a banca, que continua a assobiar para o lado, apoiar as famílias afetadas pela inflação.

Nem de propósito, como se adivinhasse o que aí vinha da parte do governador do Banco de Portugal, o Governo está “neste momento a fazer a reflexão” (sic) sobre que eventuais “novos instrumentos têm de ser desenvolvidos” (sic outra vez) para mitigar os efeitos do aumento constante dos preços.

Amizades, relações entre pessoas neste estranho mundo do “tudo-digital”, do pós-pandemia, neste “temos de nos ver” (que significa, invariavelmente, ver-nos-emos se e quando calhar). O José Couto Nogueira cita a pergunta da ‘The New Yorker’: “Que tal nunca? Nunca está bem para ti?”.

Pedagogia rodoviária em grande! Nas primeiras 24 horas desde que entraram ao serviço, os novos radares aplicaram 360 mil euros (€ 360.000) em multas. Entretanto, a sinistralidade nas estradas, essa vai mesmo diminuir, vai...

Independentemente da arqueologia que venha de lá, Penha Garcia é uma terra que, só por si, já é uma pérola. E agora acaba de ser descoberto o mais antigo fóssil alguma vez identificado em Portugal: mais de 560 milhões de anos, anterior ao Oceano Atlântico!

Seis meses (e quase 3000 órbitas à volta do planeta azul) depois de chegarem à Estação Espacial Internacional, os quatro astronautas da Crew-6 regressaram esta madrugada à Terra: dois astronautas americanos, um dos Emirados Árabes Unidos e um cosmonauta russo, completaram a sua missão. Os que se seguem já lá estão na ISS.

Do lado da bola, à quarta jornada, arrasta-se penosamente um campeonato de 2.ª categoria, manchado por polémicas, casos e casinhos, corrupção, uma podridão provinciana. O inenarrável que se passou ontem no Estádio do Dragão foi apenas mais um triste episódio.

Quase basta a Fernando Pimenta sentar-se no seu kayak para arrecadar mais uma medalha. As duas mais recentes foram este fim de semana nas maratonas: K1 short race e K2 (com José Ramalho). Ao todo, o atleta limiano já vai em 136 medalhas (cento e trinta e seis!) ao longo da sua carreira.

Até amanhã em mais uma Dose Diária.

SAPO