Mostrar o que se está a fazer no campo da inovação em produtos agroalimentares e dar conta do que se fez e ainda fará no sentido de salvaguardar esta herança cultural, são dois objetivos do seminário "Inovação na Dieta Mediterrânica", que se vai realizar na quinta-feira, dia 7, às 14h30, nas instalações do Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT).
Esta iniciativa, que contará com a presença a ministra Ana Abrunhosa, é promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em parceria com o Município de Tavira e a Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Algarve, realiza-se no âmbito da IX Feira da Dieta Mediterrânica e está integrada nas comemorações do 10º Aniversário da inscrição da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial pela UNESCO.
O seminário «contará com a apresentação de um conjunto de projetos sobre inovação em produtos agroalimentares, com intervenções de Pedro Valadas Monteiro e João Cassinello (DRAP Algarve), Hugo Barros (CRIA da Universidade do Algarve), Nuno Alvarenga, Nelson Pereira e Marta Abreu (INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P.) e Maria da Graça Pacheco Carvalho (Instituto Politécnico de Portalegre), entre outros», revelou a CCDR.
«Este será igualmente o momento de avaliação do Plano Regional de Ação e Salvaguarda 2018-2021, por Artur Gregório (Associação In Loco) e de apresentação da Agenda da Dieta Mediterrânica, por representante da CONFAGRI, e do novo Plano de Atividades 2023-2027, por Ana Freitas (vice-reitora da Universidade do Algarve), que brevemente entrará em consulta pública», acrescentou.
Com este novo plano «pretende-se identificar as intervenções objeto de consenso regional e transversal ao território, estruturantes no âmbito do Programa Regional ALGARVE 2030, mantendo a Dieta Mediterrânica como elemento-chave na estratégia regional de especialização inteligente (RIS 3 Algarve)».
A sessão será encerrada por Pedro Monteiro, diretor da DRAP Algarve, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, Paulo Águas, reitor da UALG, José Apolinário, presidente da CCDR Algarve e do Programa Regional ALGARVE 2030, Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial e Ana Paula Martins, presidente da Câmara Municipal de Tavira, seguindo-se a inauguração da Feira, na Baixa de Tavira.