Estrela de David amarela ao peito - Triplov INFO

Últimas

terça-feira, 31 de outubro de 2023

Estrela de David amarela ao peito


DOSE DIÁRIA

31.10.2023

Dose Diária

Estrela de David amarela ao peito

A luta entre Israel e o Hamas não se trava apenas na Faixa de Gaza. Também se combate nas salas da ONU. E nem os tanques, os mísseis, a anti-aérea, são as únicas armas. Eis a Dose Diária de hoje, Dia das Bruxas.

Desde 1945 que não se via pessoas com estrelas de David amarelas ao peito. Viu-se ontem no Conselho de Segurança da ONU, envergadas pelo embaixador israelita e pelo seu staff. "Alguns de vocês não aprenderam nada nos últimos 80 anos. Alguns de vocês esqueceram por que esta Organização foi criada", referiu Gilad Erdan.

O fenómeno El Niño está em ano "sim", ou seja, afeta de forma muito grave a agricultura, com consequências dramáticas na produção mundial de alimentos. Enquanto vastas áreas estão sujeitas a chuvas torrenciais, outras sofrem secas devastadoras.

Por falar em clima, cá pelo burgo vem aí mais uma depressão: agora é a Ciarán (pronuncia-se "quíran"), que vai atingir diretamente as Ilhas Britânicas e afetar de forma indireta o Retângulo. Chuva e vento fortes, ondulação alta: chega quinta-feira.

É votado hoje na generalidade o Orçamento do Estado para 2024. Com aprovação garantida, é na discussão na especialidad que se espera poder incluir algumas alterações. Mais de metade dos portugueses não gosta do OE tal como está.

Hoje é o Dia Mundial da Poupança. E bem precisa é ela, nesta conjuntura em que a inflação impera e... o quê? Ela acaba de descer? Olha, nem de propósito...

Entretanto, as negociações entre Governo e médicos arrastam-se sem fim à vista. E são a condição 'sine qua non' para que o SNS evite o tão temido mês de novembro. Que começa já amanhã.

No início de um ciclo diabólico de jogos, e depois de uma semana sem qualquer vitória, o Benfica desloca-se hoje – sobre brasas – a Arouca, na sua estreia na Taça da Liga. Só a vitória poderá mascarar uma crise latente, que só não vê quem não quer.

Sem surpresa, Lionel Messi conquistou a Bola de Ouro. Ao recebê-lo pela oitava vez na sua carreira, o astro argentino lembrou Diego Maradona, que faria ontem 63 anos. Pela primeira vez desde 2004, CR7 não fez parte da lista de nomeados.

Entregue ontem (!) o processo da candidatura (já atribuída!) ao Mundial de 2030 – Espanha, Marrocos, Portugal + três países da América do Sul – o de 2034 também está encaminhado: a Austrália desistiu e a Arábia Saudita deverá assim assegurar a compra, perdão, a atribuição do evento.

Até amanhã em mais uma Dose Diária.