Guerras, greves, depressões e o Natal ao virar da esquina - Triplov INFO

Últimas

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Guerras, greves, depressões e o Natal ao virar da esquina


DOSE DIÁRIA

02.11.2023

Dose Diária

Guerras, greves, depressões e o Natal ao virar da esquina

Ainda as bruxas não tinham estacionado as vassouras e já estávamos a falar do Natal. Eis a Dose Diária de hoje – há 106 anos, nem de propósito, era emitida a Declaração Balfour, que apoiava "o estabelecimento na Palestina de um território nacional para o povo Judeu" (sic).

A Rússia aproveitou o Halloween para lançar o maior ataque num só dia, desde o início da invasão, sobre zonas residenciais. Que, como se sabe, estão cheias de efetivos militares misturados com as populações... ah, espera, isso é o Hamas.

Já no teatro de guerra do Médio Oriente, 'another day in the office' na Faixa de Gaza. E, por alguma razão, Israel não quer combater no "metro" do Hamas. Outro foco de preocupação são os combates no norte contra milícias do Hezbollah, acantonadas no sul do Líbano.

Cá pelo burgo, está a causar celeuma a venda da Efacec. Depois de assumir o buraco de 200 milhões de euros, e de lá ter enterrado mais 190 milhões, o Estado (nós!) ainda vai acrescentar uns milhõezitos para realizar o negócio – histórico para o ministro da Economia, desastroso para o contribuinte.

A partir de hoje, as famílias com crédito à habitação podem pedir a fixação da taxa da prestação mensal durante dois anos. Mas atenção: é bom que o façam com total conhecimento das consequências. É que pode ser pior a emenda do que o soneto.

Aaaaatchim! Será uma constipação? Uma gripe (Influenza), o COVID-19, o vírus sincicial? Ou então aquela coisa dos macacos... uma médica explica como fazer a distinção entre elas.

É que preocupa, e de que maneira, o efeito conjunto de todas essas patologias, ainda mais quando o CEO do SNS disse o que disse sobre o mês de novembro e o ambiente que se poderá viver nos hospitais.

Quando não são os professores em greve, é o pessoal não-docente. E vice-versa. Mas hoje são os alunos do movimento 'A Escola é Nossa!' que exigem coisas como "mais professores, comida decente, estores e aquecedores"... aquecedores? Estores? É triste e envergonha.

A depressão Ciarán já aí está e, dando razão ao IPMA, abate-se com toda a força sobre o litoral norte, primeiro, estendendo-se para sul até amanhã. Daí o aviso vermelho para sete distritos do Retângulo.

Por falar na chuva que cai do céu, como estão os níveis das nossas barragens? Não estão mal, mas poderiam estar melhor. E ainds precisam de mais umas boas chuvadas para ficarem como deve ser.

Ainda mal o Halloween (não) tinha acabado e já Mariah Carey dava o pontapé de saída para o Natalsim, "aquela" música está de volta. E o comércio está mortinho para que a quadra comece e traga um "chega para lá" à crise.

É (duplamente) penoso saber que um dos maiores jogadores da história do futebol faleceu na sequência de uma queda acidental na residência de terceira idade onde vivia... o funeral de Sir Bobby Charlton será dia 13 de novembro, na Catedral de Manchester.

Até amanhã em mais uma Dose Diária.