Concertos orquestrais, o tradicional espetáculo de Ano Novo, em Loulé, e dois concertos com o maestro Bruno Borralhinho. A Orquestra do Algarve vai ter um série de concertos em Dezembro e no início do ano.
O primeiro está marcado já para este fim de semana prolongado. No sábado, 9 de Dezembro, Bruno Borralhinho dará um concerto a partir das 18h00, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.
Sob a direção do maestro e violoncelista Bruno Borralhinho, a Orquestra do Algarve interpretará obras de autores como Frederick Delius, Joseph Haydn e Ludwing Van Beethoven.
O concerto, que é de entrada livre, segue uma temática que conta a história do fogo enquanto fonte de luz e esclarecimento, culminando numa das mais enérgicas e expansivas partituras de Beethoven.
No domingo, 10, Bruno Borralhinho dirigirá outro concerto, mas na Sé de Silves, a partir das 19h00.
Os bilhetes custam 7,5 euros e estarão à venda no local.
O maestro e violoncelista Bruno Borralhinho é um dos nomes portugueses mais aclamados na Europa, onde a sua carreira alterna entre o pódio e o violoncelo. Baseado na Alemanha, Borralhinho realizou concertos com enorme aclamação na crítica e costuma desenvolver a sua atividade em Portugal com a Orquestra Sinfónica Nacional ou Orquestra Gulbenkian.
Esta será a sua estreia no Algarve.
Segue-se, a partir de 15 de Dezembro, um conjunto de concertos orquestrais de Natal, com o maestro Jan Wierza e o violinista Laurentiu Simões.
Nesse dia 15, o concerto será no Auditório Municipal de Albufeira, às 21h30, e, no dia seguinte, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, em Moncarapacho, a partir das 19h00.
Já no dia 17, o espetáculo será, a partir das 16h00, na Igreja S. Pedro do Mar, em Quarteira, e, a 21, no Aeroporto Gago Coutinho, a partir das 10h00.
Nesse mesmo dia, haverá um outro espetáculo, mas às 18h00, no Mercado Municipal de Loulé.
No que toca aos concertos orquestrais, também haverá espetáculos dedicados à Suite Orquestral no. 3 de J. S. Bach, um prelúdio para esta época festiva.
Em seguida, o Magnificat, de Bach, iluminará a noite, convocando orquestra, coro e solistas para uma experiência musical.
Os espetáculos são no dia 22 de Dezembro, às 19h00, no Centro Cultural de Lagos, com bilhetes à venda aqui, e no dia 23, às 21h30, na Igreja do Carmo (Tavira), com entrada livre.
Para o início do ano, está previsto o já tradicional concerto de Ano Novo, no Cineteatro Louletano, no dia 1 de Janeiro, com sessões às 16h00 e 18h00.
Esses concertos serão dirigidos pelo maestro convidado Pablo Urbina.