Que vida há no mar profundo e que relação terá com o que chega à banca da peixaria? "Do fundo do mar ao fundo do prato", há um oceano por descobrir! Mergulhamos em temas como a exploração e a preservação do mar português na Conferência de Natal da Ciência Viva, dia 19 de dezembro, terça-feira, às 19.00, no Teatro Aberto, em Lisboa.
Ana Hilário e Ricardo Calado, investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro (CESAM – UA), são os oradores de mais uma edição da Conferência de Natal, organizada pela Ciência Viva. Os especialistas em mar profundo e biotecnologia vão abordar, num ambiente descontraído e com muita criatividade à mistura, os desafios que o mundo em geral – e Portugal em particular – enfrenta na promoção do conhecimento e da preservação do oceano.
Da tecnologia necessária para descer aos lugares mais recônditos do oceano até às soluções inovadoras para a criação de novos alimentos, nesta sessão vai ainda ser debatido o papel da biotecnologia na resposta às necessidades de alimentação de uma população mundial crescente.
Com a chegada da época natalícia, reúnam a família e embarquem nesta viagem.
A Conferência de Natal Ciência Viva é organizada desde 2012 em parceria com instituições científicas de referência e destina-se a públicos de todas as idades. É inspirada nas Christmas Lectures do Royal Institution de Londres, criadas em 1825 por Michael Faraday. Bem sabemos que nos faltam quase 200 anos para atingir esse patamar, mas já começa a ser uma tradição para nós partilhar este presente de Natal com o público. |