VISITA PINHAL DE OVAR | PROJECTO CAMARINHA | BACK-TO-BASIC: INSCRIÇÕES ATÉ 8 DE FEVEREIRO
Convite a inscrever-se
A Campo Aberto organiza esta visita a realizar no sábado 24 de fevereiro.
No que toca à parte relativa ao Pinhal de Ovar, a visita tem orientação de Henrique Araújo, presidente do Movimento 2030, que tem vindo a dinamizar a defesa do Pinhal.
Outro ponto do programa será, em conexão com o Pinhal, a observação de locais integrados no Projecto Camarinha (The Camarinha Project), sob orientação de Margarida Reis Coelho, bióloga e médica, animadora desse Projecto. Por fim, próximo dessa zona mas em Argoncilhe, concelho de Santa Maria da Feira, será visitada a iniciativa Back-to-Basic, onde se procura uma relação harmoniosa com a natureza. Para melhor entender os motivos de interesse da visita no seu conjunto:
A inscrição e participação na visita, em que as deslocações são em regime de boleias partilhadas, implicam uma contribuição para as despesas (€8,00 para sócios da Campo Aberto, €13,50 para não sócios; gratuito para crianças e jovens até aos 18 anos (inclusive). O limite máximo de inscritos é de 25 pessoas acima de 18 anos.
PARA SE INSCREVER (PRAZO ATÉ 8 DE FEVEREIRO)
Enviar os dados pedidos a seguir, para: contacto@campoaberto.pt
Tendo em assunto: Ovar/Argoncilhe.
Nome completo de cada pessoa a inscrever incluindo crianças e jovens (por motivo de seguro)
Data de nascimento de cada pessoa a inscrever: Dia/Mês/Ano
Telemóvel de cada pessoa adulta para qualquer comunicação urgente
Opção almoço: Merenda trazida pelo próprio? Restaurante?
Deslocação em carro próprio: pode dar boleia a quem precisar, sim/não?
Em caso afirmativo de quantos lugares dispõe? De que local lhe conviria partir?
Precisa de boleia? Em caso afirmativo a partir de onde poderia ir ter com o condutor disponível para lhe dar boleia?
Esses dados dos inscritos são necessários para a organização da visita.
PROGRAMA-CRONOGRAMA
9:00
Agrupamento dos participantes: junto à GALP, Avenida Francisco Sá Carneiro, Ovar
(é necessário partir cerca de uma hora antes de um local central do Grande Porto, Matosinhos, Gaia, etc; para outros locais de partida, o interessado fará o seu cálculo; em qualquer caso convém que os inscritos estejam no local o mais tardar às 8:55)
9: 15
Início da visita ao Perímetro Florestal das Dunas de Ovar, sob orientação de Margarida Coelho, do Projeto Camarinha; a orientação refere-se apenas aos aspetos relacionados com o Projeto Camarinha; e de Henrique Araújo, do Movimento 2030, no que se refere à gestão do Pinhal de Ovar.
11:30 às 12:30
Visita ao Parque Ambiental do Buçaquinho
12:30
Partida para Argoncilhe
13:00 a 14:45
Almoço em Argoncilhe
15:00 às 17:30
Visita ao centro Back-to-Basic
17:30
Regresso
INFORMAÇÕES A CONSIDERAR ATENTAMENTE
Local de agrupamento: Junto à GALP, Avenida Francisco Sá Carneiro, Ovar
Hora: 9:00 de 24 de fevereiro sábado
Locais a visitar: Entrada do Parque Urbano de Ovar; Perímetro Florestal das Dunas de Ovar, Projecto Camarinha e Pinhal de Ovar; Parque Ambiental do Buçaquinho (Ovar); Back-to-Basic (Argoncilhe, Santa Maria da Feira)
Deslocações: sendo as deslocações em veículo próprio e boleias partilhadas, esses custos serão suportados pelos participantes e decididos entre quem dá e quem recebe boleia. A Campo Aberto, como organizadora, limita-se a colocar em contacto quem pede e quem dá boleia. Aconselha-se quem usufruir de boleia a ter a iniciativa de pagar o montante que tiver sido fixado entre ambos, relativo a combustível e portagens; e a quem tiver dado boleia a lembrá-lo caso haja esquecimento de quem usufruiu de boleia. Sendo as distâncias a percorrer, grosso modo, de 90 a 100 km ida e volta, supõe-se que o custo não será elevado. O ponto de partida do Porto (ou Matosinhos, ou Gaia, ou Aveiro, ou qualquer outro local), será acertado entre as duas partes.
Almoço a cargo do participante: indicar na inscrição se opta por (1) merenda trazida a seu cargo; (2) almoço em restaurante. Ficando o projeto Back-to-Basic, a visitar a partir das 15:00, perto do centro de Argoncilhe onde se situam vários restaurantes, há aí várias opções. Se parte dos inscritos optar por restaurante, poderá ser viável organizar o almoço em grupo, mas de forma a não prejudicar o cumprimento do cronograma da atividade por perda de tempo de espera. Se possível, a organização indicará um determinado restaurante para quem quiser almoçar em grupo. Para quem optar por merenda será indicado ulteriormente um local apropriado.
Seguro coletivo (obrigatório para quem organiza): é necessário enviar nome completo e data de nascimento (dia/mês/ano) de cada pessoa a inscrever.