Depois do fervor do início do regime democrático, estarão os portugueses a dar a democracia como um dado adquirido? Há quem diga que falta interesse político aos cidadãos nacionais, outros atribuem a culpa aos políticos e à pouca confiança que emanam. Certo é que nenhuma desculpa é plausível.
Votar é a única forma de mostrar o rumo que se deseja para a sociedade e numa democracia jovem como a nossa – passaram 50 anos do fim de uma ditadura – convém lembrar que foi preciso lutar para que o direito ao voto se tornasse uma realidade, agora, desperdiçada por quem não se desloca aos locais de voto.
Em Portugal, todos os cidadãos maiores de 18 anos (com algumas exceções previstas na lei) têm direito ao voto, que além de direito é também um dever cívico. Mas não só!
Votar é importante porque…
- Votar é um dos símbolos máximos da democracia.
- Quando não votamos, deixamos que outros decidam por nós.
- Votar é participar na vida comum do país, ou seja, é ter voz em assuntos com grande impacto na vida de todos, tais como saúde, educação, economia, ambiente, cultura e segurança.
- A democracia não é um dado adquirido e votar é uma das formas de defender o direito a ter uma opinião. Níveis grandes de abstenção dão azo à demagogia e ao populismo.
- O ato de votar iguala os cidadãos, pois cada voto tem o mesmo valor.
Para votar só precisa de levar o seu Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e saber qual a sua mesa de voto.
Saiba mais sobre eleições, democracia e política em: