O rio que tudo arrasta - Triplov INFO

Últimas

sexta-feira, 17 de maio de 2024

O rio que tudo arrasta


Paula Freitas Ferreira Paula Freitas Ferreira
Editora

Via as marcas nas paredes e não conseguia acreditar. Mas os mais velhos contavam que um dia o Douro tinha mesmo galgado as margens e chegado a sítios impossíveis. Para mim, essa história era uma lenda, certamente que "não tinha sido bem assim".

Até que chegou aquele dezembro e as férias de Natal. Da minha varanda do primeiro andar eu olhava o rio a ocupar o lugar das vinhas e dos carros estacionados, do quintal com as rosas da minha avó e dos montinhos de terra onde ganhei muitas vezes ao berlinde.

O Douro tinha galgado a minha incredulidade. O pai chegava a casa e contava que o café da moda era agora um mar de lama, que havia pessoas em pequenos barcos a apanhar as caixas de refrigerantes que boiavam onde antes passavam carros. O mundo tinha ficado ao contrário. Podemos pouco contra a força da Natureza.

No Luxemburgo, as cheias são muitas vezes uma calamidade, já o vimos em outros anos. Podem arrastar casas, negócios e sonhos.

A capital decidiu fechar o Parc de Gasperich e lançou também um apelo ao público para tomar precauções nas zonas de risco. Os rios podem mesmo chegar a sítios impossíveis. O sul do país está em alerta vermelho. Fique atento aos avisos que vamos publicando ao longo do dia.

Impossível tem sido encontrar uma morada legal para mais um imigrante recém-chegado ao Grão-Ducado. A história de Fernando Rodrigues é sobre esta dificuldade de encontrar um quarto legalizado e fugir à morada falsa. Propostas de trabalho não faltam ao chef de cozinha brasileiro, mas sem endereço registado, os dias repetem-se sem avançarem para um bom futuro.

Este fim de semana acontece mais uma edição dos Dias dos Museus. Há centenas de iniciativas e espetáculos espalhados por cerca de 40 museus em todo o Luxemburgo. Fuja à chuva e aproveite para descobrir as coleções e o património histórico e cultural do Grão-Ducado.

O filme "As oito montanhas" foi o vencedor do Prémio do Júri do Festival de Cannes. Uma boa sugestão para quem não quer sair de casa durante a intempérie. A música que deixo para o fim de semana faz parte da banda sonora da longa-metragem.

Boas leituras!