É por isso importante que as prioridades da UE estejam em sintonia com as atividades das Bibliotecas, inclusive a nível local, permitindo e desenvolvendo uma visão partilhada para a área das bibliotecas, tornando esta rede muito mais forte a nível europeu.
São cinco os organismos europeus de Bibliotecas* que elaboraram o Manifesto para as eleições europeias 2024: Bibliotecas para um futuro sustentável. Este Manifesto procura informar e despertar os cidadãos europeus, especialmente os candidatos ao Parlamento Europeu, para o papel que as Bibliotecas desempenham na sociedade e para a sua capacidade de intervenção na construção de um futuro mais justo, democrático, inovador e sustentável.
Movida pela importância desta temática, a BAD, vai promover uma sessão pública de apresentação do Manifesto, tendo convidado candidatos dos partidos com assento parlamentar, ao parlamento europeu para estarem presentes na sessão.
O objetivo é apresentar o Manifesto e receber dos(as) candidatos(as) a eurodeputados(as) impressões e posições sobre as linhas de atuação que a Europa deve adotar, relativamente a este tema. A sessão terá lugar a 16 de maio, às 21h30, em formato online. Aceda ao link aqui.
A sessão, terá a duração máxima de 1h30, e será moderada por Vasco Trigo.
No Manifesto são identificados cinco eixos de ação, considerados essenciais para a concretização do projeto europeu, para os quais as Bibliotecas podem contribuir de forma ativa:
- As Bibliotecas garantem a oportunidade e igualdade de acesso à informação, à cultura e à educação, para todos os cidadãos;
- As Bibliotecas contribuem para a formação de cidadãos informados, dotados de espírito crítico;
- As Bibliotecas apoiam o desenvolvimento científico e a sua disseminação de forma inclusiva;
- As Bibliotecas continuam a ser os locais de salvaguarda e disponibilização da identidade e memória coletivas;
- As Bibliotecas desenvolvem, de forma regular, projetos de cooperação com instituições de países parceiros, estendendo a nível global a visão europeia de uma sociedade democrática, livre e justa.
Este Manifesto, agora apresentado, pretende ser uma ferramenta disponível para que as instituições e os profissionais de Bibliotecas de toda a União Europeia divulguem a mensagem e sensibilizem os candidatos a eurodeputados para a importância desta atividade e dos requisitos para que a sua missão seja cumprida.
Para mais informação consulte aqui!