Celebre o Dia de Portugal no Luxemburgo - Triplov INFO

Últimas

quinta-feira, 6 de junho de 2024

Celebre o Dia de Portugal no Luxemburgo

© Créditos: Patrícia de Melo Moreira | AFP
 

Sexta-feira (7), Centro Cultural Português, Place Joseph Thorn, Merl, capital

Celebrar os 500 anos de Camões

A exposição “Camões 500 anos | CCP 25 anos , ‘O como, o quando, e o onde as coisas cabem’, de Pedro Proença, assinala os 500° aniversário do poeta português d’”Os Lusíadas”.

Sábado (8) e domingo (9), no Nationalmusée, 2345 Marché-aux-Poissons, capital

Fim de semana da portas abertas da exposição “A revolução de 1974. Das ruas de Lisboa ao Luxemburgo”

Na véspera do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a 10 de Junho, o Nationalmusée (MNHA) organiza um fim de semana aberto no âmbito da sua exposição ”A Revolução de 1974. Das ruas de Lisboa ao Luxemburgo”. No sábado, 8 de junho, estão previstas visitas temáticas para familiarizar os visitantes com a exposição e, no domingo, 9, haverá música, animação ao vivo e especialidades gastronómicas para celebrar este capítulo marcante da história europeia.

O jornal Contacto e a Rádio Latina estão entre os media partners da exposição, onde serão distribuídos exemplares gratuitos da revista especial sobre o 25 de Abril em ambos os dias.

Sábado (8) e domingo (9), Champ du Glacis, 21 Allée Scheffer, 2520, capital

Fête Nationale du Portugal au Luxembourg, pelo CASA

A associação CASA Asbl celebra o Dia de Portugal num evento de dois dias. Haverá muita música, atuações de ranchos folclóricos, e muita gastronomia portuguesa para degustar. A Rádio Latina e o Contacto vão estar presentes na iniciativa com a presença de um stand no domingo, dia 9, a partir das 11h.

Sexta-feira (7) e sábado (8), Salão de Festas de Clemency, Bascharage, Luxemburgo

Mercado de livros antigos

Realizado pela Associação de Pais de Clemency.

Sexta-feira (7), das 19h30 às 22h30, Philharmonie, 1 Pl. de l’Europe, 1499 Clausen, capital

Cerimónia de entrega do Prémio Europeu de Cultura

Depois do excêntrico violinista Nigel Kennedy, os lendários do hard rock The Scorpions e a ícone da moda Sophia Loren, quem será o vencedor do Prémio Europeu da Cultura deste ano? A noite será de gala na Philharmonie.

Sexta-feira (7), sábado (8), domingo (9), Parc Gaalgebierg, rue du Stade, 4325 Esch-sur-Alzette

Francofolies

São três dias de festa e concertos a não perder com um cartaz recheado de artistas bem conhecidos: David Guetta, Ninho, Shaka Ponk, entre muitos outros. Os bilhetes mais baratos custam 56 euros por dia.

Sexta-feira (7) e sábado (8), City Concorde Shopping Center, 80, route de Longwy, 8060 Bertrange, Luxemburgo

Bazar International

Uma aventura culinária única na edição “mini” do Bazar Internacional de verão. Os visitantes poderão provar e descobrir produtos típicos de 16 países diferentes: Afeganistão, Azerbaijão, Estónia, Lituânia, Letónia, Paquistão, Colômbia, Mongólia, França, Sri Lanka, Ucrânia, Hungria, República Checa, Bélgica, México, Roménia e Eslováquia.

Sábado (7) e domingo (8), das 10h às 18h, Moulin de Beckerich, 103 Huewelerstrooss, 8521 Beckerich, Luxemburgo

Salão do Bem-Estar Alternativo

Evento dedicado ao bem-estar alternativo com expositores nacionais e internacionais, conferências e ateliês.

Sábado (8), das 11h às 18h, no Centro Comercial Cloche d’Or, 5 Bd Friedrich Wilhelm Raiffeisen, 2411 Gasperich, capital

Festa do Dia das Mães

Sessão fotográfica com um fotógrafo profissional e criação de uma moldura personalizada. Uma oferta para todas as mães, sem necessidade de inscrição prévia. Local: Golden Square (piso 0).

Sábado (8) e domingo (9), das 10h às 20h, Bairro de Bonnevoie, na capital

Urban History Festival

O Lëtzebuerg City Museum e os seus parceiros convidam-no a descobrir o bairro de Bonnevoie, o maior da Cidade do Luxemburgo, habitado atualmente por mais de 18 mil pessoas de mais de 100 nacionalidades diferentes. Local de uma colónia de leprosos na Idade Média, a urbanização e o crescimento do bairro estão ligados ao desmantelamento da fortaleza a partir de 1867 e à expansão da Gare Central no final do século XIX. Durante os dois dias, haverá várias atividades para jovens e adultos, incluindo visitas guiadas ao bairro, concertos, exposições e workshops. Haverá ainda diversas especialidades gastronómicas. O ponto central será a Place du Parc, onde o coreto será o palco de vários espetáculos musicais.