'Habemus' triunvirato europeu! - Triplov INFO

Últimas

quarta-feira, 26 de junho de 2024

'Habemus' triunvirato europeu!

 
Dose Diária

DOSE DIÁRIA

26.06.2024

 

'Habemus' triunvirato europeu!

Escolhidos três dos quatro cargos mais importantes da UE, falta a presidência do Parlamento Europeu, que será votada em breve. Esta é a Dose Diária de hoje, 79 anos depois de 50 países assinarem a Carta das Nações Unidas.

António Costa (Conselho), Ursula von der Leyen (Comissão), Kaja Kallas (Alta Representante). Estes nomes ainda terão de ser ratificados pelo Conselho Europeu, mas tudo está devida e negocialmente encaminhado.

Outro cargo que diz diretamente respeito à Europa também está resolvido: o atual PM neerlandês, Mark Rutte, será o próximo secretário-geral da NATO, substituindo em outubro o norueguês Jens Stoltenberg.

Julian Assange ainda deu um pulinho “ali” à ilha de Saipan, território dos EUA. No tribunal local, assinou a papelada da libertação, cumpridos que foram (em Londres) os 62 meses de prisão impostos por Washington. Agora sim, já aterrou na sua Austrália natal.

Na Rússia, um jornalista norte-americano começou a ser julgado por espionagem. Sabendo-se como são os julgamentos naquelas paragens, e o fim que aguarda os condenados, boa sorte, Evan Gershkovich, vais precisar dela.

Cá pelo burgo, 10 anos depois do seu início, a Operação Marquês vai ter nova decisão instrutória. A juíza Sofia Pires, que substituiu Ivo Rosa, vai dar nova redação às acusações que pendem sobre o ex-PM Sócrates e o seu amigo Santos Silva.

Ainda os efeitos da “morte” extemporânea do SEF e “nascimento” atribulado da AIMA: tal é a acumulação de pedidos, que o Governo prorrogou por um ano (!) a validade dos documentos dos imigrantes. E vamos ver se um ano chegará...

Já se sabia que Barcelona vai fechar os alojamentos locais até 2028, uma medida drástica, de alcance ainda difícil de quantificar. Enquanto isso, os Jogos Olímpicos, que começam dentro de um mês, valeram a Paris um aumento de 400% nas reservas de quartos.

A Seleção Nacional defronta hoje a estreante Geórgia no último jogo do Grupo F. Ganhar é obrigatório – outra coisa não seria aceite – mas a gestão do plantel pode ter grande importância para o(s) próximo(s) jogo(s).

Dinamarca e Eslovénia tiveram de recorrer a uma longa lista de critérios de desempate para determinar o 2.º e 3.º lugares no Grupo C. E porque é que isto importa para nós? Porque a Eslovénia (3.º) pode muito bem vir a ser o nosso adversário nos oitavos.

Do lado de cá do Atlântico, o mediatismo vai inteirinho para o Euro2024, mas não esquecer que do lado de lá decorre a Copa América, a sua congénere do Novo Mundo. E a campeã mundial Argentina continua a ser a principal favorita.

Até amanhã em mais uma Dose Diária.

 

o SAPO nas redes

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram