Que revoluções nos faltam fazer? Em junho, continuamos a falar de revoluções. Refletimos sobre o passado de olhos postos no futuro, voltamos a escutar palavras de mudança e a pensar sobre tudo o que há ainda por fazer. No dia 8, convidamos todas as pessoas a celebrar connosco o Dia Mundial dos Oceanos, com a apresentação dos projetos-piloto do Bauhaus of the Seas Sails. À beira-rio, em Lisboa e Oeiras, haverá oficinas, conversas, visitas e a degustação de uma caldeirada do Tejo. No dia 26, inaugura a obra resultante do projeto participativo Lugar, desenvolvida por Fidel Évora com estudantes do primeiro ciclo, docentes e uma equipa de mediação. Lugar Infinito construiu-se sobre uma reflexão conjunta à volta de questões de identidade e pluralidade a partir da Revolução do 25 de Abril. No mesmo dia, iniciamos a segunda sessão do ciclo de filmes Não se vê ali nada no contentor do CAM em Movimento. Até dia 5 de agosto, apresentamos vídeos de António Palolo e do jovem artista Francisco Novais. | | | Conversa e inauguração «Lugar Infinito» – Obra Participativa Qua, 26 jun, 18:30, Jardim Gulbenkian, Entrada livre A segunda edição do Lugar acolheu Fidel Évora como artista residente. Juntamente com os estudantes das escolas do Agrupamento Marquesa de Alorna, em Lisboa, o artista desenvolveu uma reflexão a propósito do cinquentenário do 25 de Abril, em torno de questões como: Que identidades tem um país? O que é uma revolução e que revoluções nos faltam fazer? Do processo resultou a obra participativa Lugar Infinito, que pode ser vista no Jardim Gulbenkian de 26 de junho a 16 de julho. Na inauguração, iremos conhecer o projeto e conversar com as pessoas envolvidas na sua criação. | | | Celebramos o Dia Mundial do Oceanos com a apresentação dos projetos-piloto Literacia dos Oceanos, Blue Makerspace e Menu Regenerativo nos dois municípios parceiros do Bauhaus of the Seas Sails, através de um programa que cruza o conhecimento, o debate e a experimentação, e promove o encontro entre comunidades. | | Até 9 set, 10h-18h Jardim Gulbenkian, Entrada livre | | | Em parceria com o CAM, o IVAM - Institut Valencià d’Art Modern apresenta a primeira exposição que investiga, de forma conjunta, o trabalho das artistas mulheres na Península Ibérica entre a fase final das ditaduras e os primeiros anos da democracia em Portugal e em Espanha. São 30 as artistas portuguesas representadas, incluindo Helena Almeida, Ana Hatherly e Paula Rego. A exposição chegará ao novo edifício do CAM em 2025. | | | Entrevista / Conselho Consultivo Jovem Yeri Varela, que integra o Conselho Consultivo Jovem do CAM, partilha as suas experiências de trabalho com o grupo que forma este projeto e com as várias equipas do CAM. Nesta entrevista, Yeri reflete sobre o que os jovens procuram nas instituições culturais e fala da sua paixão pela arte participativa e do poder que esta tem para nos salvar. | | | Entrevista / Instituições Culturais em Mudança Curador no Denver Art Museum (EUA) e da Bienal do Mercosul (Brasil), Raphael Fonseca fala-nos dos desafios da curadoria, dos obstáculos à mudança nas instituições culturais e das suas memórias da Fundação Gulbenkian. | | | Entrevista / Instituições Culturais em Mudança Na conversa com a dupla artística Landra, formada por Sara Rodrigues e Rodrigo B. Camacho, fala-se da origem deste projeto e da forma como este cruza as artes performativas com a cultura regional e a investigação científica. | | | Notícia Passados 40 anos da criação do Serviço de Animação, Criação Artística e Educação pela Arte / ACARTE, a Fundação Gulbenkian disponibiliza o website «Timeline Digital ACARTE 1984-1989». | | | Projeto participativo Nos 50 anos do 25 de Abril, cerca de 50 jovens que nasceram muito depois de 1974 preparam um concerto para contar, através da música e da percussão corporal, o que são as revoluções para as suas vidas. Neste projeto participativo, dirigido por Mikhail Karikis, estudantes do Conservatório Artallis desenvolvem sessões de exploração musical em torno desta questão. Neste vídeo, vemos alguns momentos deste processo, acompanhados por respostas do grupo de jovens. | | | | | | |