Santo António de Lisboa - Triplov INFO

Últimas

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Santo António de Lisboa

Nota histórica
António nasceu em Lisboa (Portugal), por volta do ano 1195. Foi recebido entre os Cónegos Regrantes de Santo Agostinho e, pouco depois da sua ordenação sacerdotal, ingressou na Ordem dos Frades Menores, com a intenção de se dedicar à propagação da fé entre os povos da África. Mas foi na França e na Itália que ele exerceu com grande fruto o ministério da pregação. Escreveu vários sermões, cheios de doutrina e de unção espiritual. Por ordem de São Francisco, ensinou Teologia aos seus irmãos. Morreu em Pádua, no ano 1231. É universalmente venerado pelo povo cristão.

LEITURA I Sir 39, 8-14 (gr. 6-11)
Aquele que medita na lei do Altíssimo, se for do agrado do Senhor omnipotente, será cheio do espírito de inteligência. Então ele derramará, como chuva, as suas palavras de sabedoria e na sua oração louvará o Senhor. Adquirirá a retidão do julgamento e da ciência e refletirá nos mistérios de Deus. Fará brilhar a instrução que recebeu e a sua glória estará na lei da aliança do Senhor. Muitos louvarão a sua inteligência, que jamais será esquecida. Não desaparecerá a sua memória e o seu nome viverá de geração em geração. As nações proclamarão a sua sabedoria e a assembleia celebrará os seus louvores.

compreender a palavra
Jesus, filho de Sira, escreveu este livro com a intenção de dar a conhecer a herança recebida dos antepassados. A experiência judaica é, para ele, uma herança superior a qualquer outra cultura ou religião e que todo o bom judeu deve preservar. Nas linhas do texto faz-se o elogio daquele que medita a lei do Senhor. De facto, não há nenhum povo que possua lei ou preceitos tão sábios como o povo do Senhor. Todo aquele que medita nesta lei alcança a sabedoria. Toda a sua vida se transforma em lugar de bênção. Como a chuva é bênção para os campos ele será, com a sua vida e as suas palavras, uma bênção para os que o rodeiam. Da sabedoria vem a retidão de vida e o conhecimento dos mistérios divinos. Será elogiado pela sua inteligência e não mais será esquecido.

meditar a palavra
Sirac convida-nos a mergulhar mais profundamente na palavra de Deus para alcançar a inteligência que vem do Espírito. O verdadeiro conhecimento vem de Deus e adquire-se na reflexão e meditação das Escrituras. Não é um conhecimento humano nem fundado nas ciências humanas, mas um penetrar no mistério de Deus. A sabedoria divina é útil para ensinar os homens e para louvar a Deus na oração. Aquele que medita a palavra não será esquecido porque a sua vida e as suas palavras se tornam fecundas como chuva e transformam aqueles que o escutam. Estas palavras, tão apropriadas à vida de Santo António, servem-nos de estímulo para continuar na leitura, meditação e aprofundamento da palavra de Deus.

rezar a palavra
Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, mas encontra alegria na lei do Senhor e nela medita noite e dia (Sl 1). Quero ser, Senhor, como uma árvore plantada à beira da corrente das águas. Quero viver plantado junto da fonte da tua palavra, riqueza inesgotável que torna fecunda a minha vida.

compromisso
Quero ser perseverante na leitura e meditação da palavra do Senhor.

EVANGELHO Mt 5, 13-19
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Vós sois o sal da terra. Mas se ele perder a força, com que há de salgar-se? Não serve para nada, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem se acende uma lâmpada para a colocar debaixo do alqueire, mas sobre o candelabro, onde brilha para todos os que estão em casa. Assim deve brilhar a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus. Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, mas completar. Em verdade vos digo: Antes que passem o céu e a terra, não passará da Lei a mais pequena letra ou o mais pequeno sinal, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém transgredir um só destes mandamentos, por mais pequenos que sejam, e ensinar assim aos homens, será o menor no reino dos Céus. Mas aquele que os praticar e ensinar será grande no reino dos Céus».

compreender a palavra
O texto faz parte do Sermão da montanha. Jesus apresenta aos discípulos e às multidões uma nova maneira de viver. A sabedoria de Deus quando atua no homem faz com que veja novas realidades e as deseje com o seu coração. Desta forma o homem torna-se um sinal, sal e luz. Sal que dá sabor ao mundo e luz que indica o caminho. Jesus insiste com os discípulos para que a sua luz brilhe, que não se esconda, mas brilhe no mundo para que se vejam as boas obras e provoquem o louvor. O contrário será arriscar ser o menor no Reino dos Céus. Ou seja, o cumprimento dos mandamentos até à mais pequena letra é a garantia do Reino.

meditar a palavra
Tenho que fazer o caminho da minha vida. Ninguém me livra dessa realidade. Posso fazê-lo sem sabor, sem sentido, sem direção, sem luz, às apalpadelas. Mas posso também encontrar o sabor, o sentido, a direção para o meu caminho e tornar-me sal e luz para outros, se escutar a palavra e nela encontrar os mandamentos de Deus. Posso ser sal e luz se viver e ajudar a viver a palavra de Deus. Posso ser oportunidade para que todos glorifiquem o Pai que está nos céus. Depende de mim unicamente.

rezar a palavra
Que eu seja sal e luz, Senhor. Que as minhas ações possam ser vistas por todos os homens. Que todos encontrem em mim os sinais da tua palavra e a luz da tua sabedoria e desejem viver segundo os teus mandamentos. Faz de mim, Senhor, instrumentos para que todos cheguem a glorificar o teu nome e em ti alcancem o Reino dos Céus.

compromisso
Hoje necessito iluminar as zonas escuras da minha vida de fé.