Editorial
Soberania alimentar... mas com a agricultura biológica!
O chefe do atual governo, segundo o Jornal de Notícias de 7 de julho (2024), teria afirmado na véspera ser fundamental inverter a situação geracional do setor agrícola, que seria uma ameaça para a soberania alimentar nacional.
Cita estas palavras: «É um problema transversal a todo o setor primário. Precisamos de inverter esta trajetória que, do ponto de vista geracional, coloca em causa a sustentabilidade e a rentabilidade do setor agrícola».
Não sabemos se usou a expressão «soberania alimentar nacional» ou se ela é da responsabilidade do JN. Seria significativo. A expressão não nos lembramos de a ter ouvido ou lido antes na boca de responsáveis governamentais, deste ou de anteriores governos. Sim, sabemos que é usada por parte de ativistas da agricultura familiar, de pequena escala e na de setores ligados à agricultura biológica.
A agricultura biológica é de facto a que melhor entende esse conceito. Aproveitamos a oportunidade para aconselhar o seminário promovido pela Câmara Municipal de São Pedro do Sul, que se realiza no próximo dia 20 de julho, sábado, às 15:00, no Parque Desportivo e Recreativo da Belavista, Cobertinha - Vila Maior, naquele concelho. Informações e inscrições: Joaquim Pinho, do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Rural: gadr@cm-spsul.pt, com o tema: Agricultura Biológica: Desafios e Perspetivas Futuras.
INFORMAÇÃO E LIGAÇÕES DE ASSOCIAÇÕES ECOAMBIENTAIS
Notícias de Junho e atividades futuras
Portugal
Associação Natureza Portugal | WWF
GEOTA - Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente
GEOTA apresenta Campanha Coastwatch 2023/24 "Dos Rios aos Oceanos" no Município do Seixal
LPN – Liga para a Proteção da Natureza
QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza
SPEA – Sociedade Portuguesa de Estudo das Aves
SPECO – Sociedade Portuguesa de Ecologia
ZERO – Associação Sistemas Terrestres Sustentáveis
Espanha
Ecologistas en Acción
Greenpeace
+NOTÍCIAS E REFLEXÕES