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UMBIGO lançamentos da edição #90 | | | | |
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7 de outubro, às 18h, na Fundação PLMJ 8 de outubro, às 17h, no Palácio Gama Lobo, em Loulé | | | | |
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PORTA33 - PORTO SANTO / THE SCHOOL EFFECT A Umbigo e a PORTA33 têm o prazer de convidar para os lançamentos da edição #90, dedicada aos temas Práticas Celebrativas e Porta33 - Porto Santo / The School Effect, bem como do terceiro número do jornal Umbigo Online. Os eventos decorrerão no dia 7 de outubro, às 18h, na Fundação PLMJ, em Lisboa, e no dia 8 de outubro, às 17h, no Palácio Gama Lobo, em Loulé. O projeto editorial Porta33 - Porto Santo / The School Effect reúne contributos de especialistas de várias áreas do saber, como a arte, arquitetura, história, antropologia, geologia e geografia. Este conjunto de abordagens interdisciplinares visa reavivar a memória de processos de criação e partilha de conhecimentos, proporcionando uma reflexão sobre o lugar – Escola do Porto Santo – enquanto entidade histórica, antropológica, geológica e geográfica, e questionando as formas de preservação e intervenção no território. Além disso, Porta33 - Porto Santo / The School Effect investiga como nos constituímos socialmente, explorando os espaços onde aprendemos a viver em sociedade, descobrir interesses, desenvolver vocações e exercer uma voz pública. | | | | |
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OFICINAS DE DESENHO REGRESSAM AO JARDIM | | | | |
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De 9 de Outubro de 2024 a 28 de Junho de 2025 | | | | |
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As oficinas estão de regresso ao jardim da PORTA33, onde se exploram práticas de desenho como uma atividade de mapeamento das relações perceptivas com o mundo e o universo do pensamento. Esta atividade é desenvolvida a partir do programa expositivo, com a colaboração, entre outros, de artistas residentes, bem como do jardim, dos gatos e das tartarugas. | | | | |
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PEDRA SOL CAROLINA VIEIRA | | | | |
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PORTA33 Escola do Porto Santo | | | | |
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PEDRA SOL, exposição individual de Carolina Vieira, patente na Escola do Porto Santo, até 31 de Outubro, é a segunda exposição do programa expositivo e editorial intitulado EIRA—contributos para a Escola do Porto Santo e o seu território, projeto apoiado pela Direção-Geral das Artes e pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, com coordenação do curador Nuno Faria. Carolina Vieira faz parte de uma linhagem de artistas que operam a partir de uma sensibilidade e uma atenção particularmente agudas ao mundo sensível, trabalhando com os elementos, com os materiais telúricos e com os fenómenos meteorológicos tornando o horizonte temporal amplo e profundo. As obras apresentadas na exposição, foram produzidas a partir de estadas prolongadas na Escola do Porto Santo e de um alargado conjunto de incursões no território, diverso e fascinante, da Ilha. Entre pinturas de luz, pigmentos produzidos com materiais do lugar, pinturas-objecto, que trazem para o espaço expositivo elementos líticos e terrosos, a exposição capta a atmosfera e as materialidades da Ilha Atlântica, projectando-os para um espaço de ínfimas percepções. | | | | |
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DIAS MAIS CLAROS Educação pela Arte e Inclusão Social | | | | |
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De 9 de Outubro de 2024 a 28 de Junho de 2025 | | | | |
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"Dias mais claros" é um projeto de Educação pela Arte e Inclusão Social, que nasceu de uma parceria entre a PORTA33 o Instituto de Segurança Social da Madeira que nos últimos anos tem vindo a permitir a realização anual de um programa de oficinas práticas artísticas com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, frequentadoras dos Centros Comunitários da Nogueira, de São Martinho e do Lugar da Serra. | | | | |
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MARIANA VIEGAS PASSAGEM & GRUPO FANTASMA | | | | |
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Depois da exposição realizada na Escola do Porto Santo, voltamos, agora no Funchal, a ter a oportunidade, rara, de olhar e sermos olhados por estes rostos, projectados num lençol, que parecem emergir da escuridão. São rostos anónimos de gente que (re)conhecemos, habitantes do Porto Santo, sabemo-lo, várias gerações de pessoas que se relacionaram com a Escola de alguma forma: professores, funcionários, alunos, operários. Um rosto incorpora várias dimensões, várias complexidades. Situa-se no campo da aparência de uma face mas também da profundidade, do que se esconde para lá de uma superfície, para lá de uma verosimilhança. Um rosto inscreve-se numa temporalidade, numa duração, por vezes muito antiga. E por isso é inquietante, traz consigo a marca do mistério da existência, reflecte as alegrias, as tristezas, as provações da vida. Traz em si, também, as marcas da biografia de cada um, os sulcos do tempo que passa. O nosso rosto expõe-nos ao juízo dos outros, torna-nos nus perante os nossos semelhantes. É um pacto ancestral de pertença, de convivência. Criaram-se sistemas religiosos a partir da poética do rosto. O rosto de Cristo, feito à imagem e semelhança do Pai, é o possível e consubstancial testemunho da existência de Deus — a prova indirecta, como todas as imagens o são. Na cultura Greco-Romana, transversal aos impérios do Ocidente e do Oriente da tradição cristã, rosto e retrato, rosto e ícone, são duas realidades muito próximas, ao ponto de se indistinguirem. | | | | |
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CATACRESE (rito de iniciação) por André e. Teodósio No âmbito de Reflexões sobre arte e estética contemporâneas Debates moderados por António Guerreiro PORTA33 — 22.06.2013 & 29.06.2013 | | | | |
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PORTA33 — FUNCHAL Rua do Quebra Costas, 33 9000-034 — Funchal • Ilha da Madeira • Portugal +351 291 743 038 • porta33@porta33.com Aberta ao público de Terça a Sábado das 16 às 20 horas ou noutro horário previamente solicitado por telefone PORTA33 — PORTO SANTO Rua Dona Berta de Moura Teixeira Aguiar 9400-154 — Vila Baleira • Porto Santo • Portugal +351 291 743 038 • porta33@porta33.com Aberta ao público de segunda a sexta, das 11h às 13H e das 16h às 18h ou noutro horário previamente solicitado pelo TM 966 616 376 | | | | |
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