Bombarda: Passado, Presente e Futuro - 2.ª sessão - Triplov INFO

Últimas

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Bombarda: Passado, Presente e Futuro - 2.ª sessão


Um palco para as discussões que a cidade quer fazer
 
Olá, 

Esta semana regressa o ciclo de conversas "Bombarda: Passado, Presente e Futuro" com a 2.ª sessão a decorrer este Domingo (29 Set.) às 16h.

É mais do que certo que todos os processos urbanísticos sobre património público relevante devem escutar e envolver as populações, trazê-las para dentro dos lugares em transição e contribuir para construir um sentimento de pertença a partir da pertinência dos temas a discutir. Um complexo de edifícios, como os do antigo Hospital Miguel Bombarda, não deve ficar vazio e pode ser o palco para as discussões que a cidade quer fazer.

Esta é uma das missões deste ciclo de conversas trimestrais, sobre o Passado, Presente e Futuro do Bombarda, dentro dos seus muros. Dentro da cidadela muralhada pretendemos construir um espaço de cidade aberta a todas as pessoas que nela queiram estar. Estas conversas são agora publicadas em formato podcast. 

A primeira conversa foi moderada pela vizinha e arquitecta Ana Jara e teve como convidados Fernando Jorge (Fórum Cidadania lx), Fátima Matos (Sociedade Portuguesa de Arte Terapia), Pedro Janarra (Grupo de Trabalho Voluntários do acervo do Hospital Miguel Bombarda), Luís Ferreira (adjunto da Direcção Artística do Teatro Nacional D. Maria II) e Marta Silva e Tiago Mota Saraiva, pela direcção da cooperativa Largo Residências. Pode ouvir aqui.

1.ª sessão

A 2.ª sessão terá a moderação de Marta Silva (Largo Residências) e convidados Nuno Faleiro Silva (Psicólogo Clínico do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, coordenador da Rádio Aurora), Ana Paula Santos (Bibliotecária ), Célia Pilão (Antiga Administradora do Hospital São José) e Margarida Cancela d'Abreu (Arquitecta Paisagista). 

Apesar da chuva as actividades continuam no Jardins do Bombarda. Dizem que é uma espécie de benção para dar a conhecer novos cantos deste centro cultural e comunitário camaleónico. 

Contamos contigo? 

A ACONTECER
NO JARDINS DO BOMBARDA

26 Setembro / Quinta-feira
Danças Tradicionais Ucranianas
Workshop aberto
com Lita Folk Band e Danylo Kliutsko
por Largo Residências / Residências Refúgio
18h30 às 20h, Jardins Românticos

Sopa Sessions
Comida e workshops de artes visuais
com Lucia Castor, Amy Gardner, Caroline Elisa Haggerty
parceria: Sopa Social Design / B.lab
18h30 às 21h30, Jardins Românticos e atelier 6.6.
Inscrição online: 8€ (inclui materiais e uma refeição ligeira de sopa) 

Matiné Sonora
Performance / Artes Sonoras
por Sonora Associação em parceria com Largo Residências
com Dillon Bastan ft. Nico Espinoza & Dylan Kario
19h, Sala Estúdio Valentim de Barros
Entrada livre


27 Setembro / Sexta-feira
Uma Revolução Assim
Ciclo de debates
parceria com Goethe Institute
10h às 22h, Vários espaços


28 Setembro / Sábado
What a Waste

Design / Economia Circular / Reutilização
parceria com Milena Kravetz |Sónia Sousa aka Lady Maker
14h às 20h, Jardins Românticos

29 Setembro / Domingo
Bio Bombarda – Eco Market 
Feira biológica e produtos naturais
parceria Feira Intendente 
12h às 20h, Pinhal

Bombarda: Passado, Presente e Futuro – Ciclo de Conversas
2.ª sessão
por Largo Residências em parceria com Trabalhar com os 99% e Forúm de Cidadania LX 
16h às 18h, Pinhal 

ver programação
PRÓXIMOS DESTAQUES
+ info
ACONTECEU
 Viver é rasgar e remendar
Art & Craft Refúgio com Letícia Barreto

A colagem é sobre desapego

Primeiro, rompeu-se com o padrão: em vez de mergulhar o pincel na água antes de o levar à tinta, saturou-se o papel com água até ficar bem húmido e só depois o pincel mergulhou na tinta. Com o papel assim molhado, abriram-se infinitas possibilidades — algumas mais convencionais, outras mais ousadas — para enriquecer a criação. Ao tocar na água, a tinta parecia ganhar vida, fluindo livremente sobre a superfície da folha, e, manipulada pela gravidade, foi conduzida em diferentes direcções. Pequenos flocos de sal adicionaram textura, enquanto gotas de álcool abriram espaços vazios no meio de uma dança de cores. A combinação de sal e álcool gerou pequenos clarões, como fogos de artifício em miniatura, que explodiam nas diferentes folhas.
(...) 

Migrar é rasgar-se e remendar-se
Letícia Barreto com Art & Craft Refúgio
por Residências Refúgio / Largo Residências
5 de Setembro a 24 de Outubro de 2024 / Quintas-feiras 10h às 13h
Largo Residências - Jardins do Bombarda
Rua Gomes Freire 161, Lisboa
Público-alvo: pessoas em situação de refúgio e/ou migrantes desempregadas
Participação gratuita
+ info geral@residenciasrefugio.pt

RESIDÊNCIAS REFÚGIO
Tendo o Largo Residências como promotor, Fundação Aga Khan Portugal e Fórum Refúgio Portugal como parceiros, o projecto nasceu em 2020 com o apoio do programa Energia BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa, e conta, a partir de 2022, com o financiamento do programa PARTIS & Art for Change da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação "la Caixa" , e, a partir de 2023, da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes. 

+ info
NOTÍCIAS
COMUNIDADE CULTURA E ARTE
ler mais
DIÁRIO DE NOTÍCIAS
Danylo e Lita, Ana e André, Marta e tantos outros. Gente que faz deste novo espaço de Lisboa a sua casa. Estamos nos Jardins do Bombarda, renascidos precisamente numa parte do antigo Hospital Miguel Bombarda, bem no centro da cidade, em Arroios, lugar que acolhe agora o Largo Residências. Local de más memórias, onde a vizinhança se recorda de "ouvir os urros ou os suicídios a partir dos muros", é agora espaço de cultura e comunidade, onde se ouve o vento a bater nas folhas das árvores, pássaros a chilrear, talheres a bater nos pratos, gente que conversa e música.

Conheça a reportagem do Diário de Notícias por Sofia Fonseca.
 
ler mais