Mineração em mar profundo - Triplov INFO

Últimas

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Mineração em mar profundo




Não se sabe praticamente nada a nível científico, mas já existem planos para perfurar, partir e extrair os minerais.

Colabora connosco

Maria Estela, sabemos menos sobre as profundezas do mar do que sobre a lua. E, no entanto, uma nova indústria pretende já destruir e explorar milhões de quilómetros quadrados com operações mineiras.

 

Será que se importam que as suas "operações" possam aniquilar espécies inteiras? Não.

Será que se importam que as consequências afetem a biodiversidade, as comunidades costeiras e até a saúde humana? Não.

 

Mais uma vez, é tudo uma questão de negócio, de obtenção de lucro. Porque não são as criaturas marinhas e os ecossistemas que lhes enchem os bolsos, mas sim o cobalto, o níquel, o lítio e outros minerais do fundo do mar.

Colabora connosco

Polvo de mar profundo (Sauroteuthis syrtensis) que se pode encontrar a 800 metros de profundidade no Oceano Atlântico.

É impressionante, Maria Estela, que, sem terem qualquer conhecimento científico dos impactos, já tenham prontas gigantescas máquinas para perfurar, movimentar os fundos marinhos, partir e extrair minerais.

 

A nossa posição é clara: não podemos permitir que esta indústria comece a explorar sem mais conhecimento nem quaisquer limites, regulamentação ou controlo. Não sabemos quantas espécies existem lá em baixo; não conhecemos os riscos para a nossa vida, e não podemos correr o risco de atuar tarde demais

 

É por isso que estamos a pedir ajuda urgente para:

  • Exigir aos governos uma moratória nas atividades de mineração em mar profundo. Pelo menos até que os riscos sejam conhecidos e cientificamente comprovados, e que se demonstre que pode ser uma atividade sustentável.

  • Proteger as espécies e os ecossistemas que venham a ser prejudicados por estas indústrias. Recordemos que, só numa área de 30 quilómetros quadrados de mar profundo, foram descobertas cerca de 1000 espécies.

  • Trabalhar em modelos de economia circular e fontes alternativas para produzir e utilizar metais de forma responsável, como a sua reciclagem e reutilização.
Colabora connosco

ANP|WWF
AUDAX - Labs ISCTE-IUL - Rua Adriano Correia de Oliveira, 4 A – Lab A1, 1600 – 312 Lisboa

A missão da ANP|WWF é a conservação da biodiversidade nacional e ecossistemas florestais, a proteção da biodiversidade marinha e a promoção da sustentabilidade das pescas, a conservação dos ecossistemas de água doce e seus recursos hídricos. A ANP|WWF intervém ainda sobre o tema das alterações climáticas e na promoção do consumo sustentável.