Lusofonia GLOBAL
No espaço Lusófono
(países e comunidades de L.P.)
Distinções
1.
2.
Recordamos os já noticiados atribuídos a outros membros/projectos/edições do Centro de Estudos Globais – UAberta:
João Relvão Caetano e José Eduardo Franco receberam ex æquo o Diploma e Medalha Dom Pedro IV – Pai da Pátria, no Grau Cavaleiresco de Comendador, o mais alto Grau de homenagem outorgada pela ABRASCI – Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura, para premiar os serviços relevantes prestados ao estreitamento e promoção de laços académicos, culturais e científicos entre o Brasil e Portugal.
_________
- José António Falcão, Prémio Fundação Calouste Gulbenkian, atribuído pela Academia Portuguesa da História, pelo seu livro Parecer e Ser: Excursus Vital de D. António Paes Godinho, Bispo de Nanquim, Ourique, ORIK – Associação de Defesa do Património de Ourique, 2024.
_________
- História Global da Alimentação Portuguesa, coordenada por Isabel Drumond Braga e dirigida por José Eduardo Franco, Prix de Littérature Gastronomique atribuído pela Academia Internacional de Gastronomia, com sede em Paris.
3.
Luís Tinoco vence o Prémio Pessoa 2024 - NOVA FCSH - UNL
Encontros
VII Conferência anual da PASC… | PASC-CC
Encerramento:
com Henrique Neto (Prémio PASC de Cidadania 2023) & Paulo de Morais (Prémio PASC de Cidadania 2024).
Em interface Luso-Brasileiro-Italiano
Michela Graziani & Annabela Rita (coord.). Revoluções em Flor. 50 anos depois do 25 de abril de 1974, Firenze, EDIFIR- Edizioni Firenze (nº 1 da Col. Studi Portoghesi e Lusofoni, dir. de Michela Graziani & Annabela Rita), 2024, ISBN: 978-88-9280-248-3, 368 pp.
Numa parceria entre a Cátedra Fernando Pessoa da Universidade de Florença, o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho e o Centro de Estudos Globais (CEG) da Universidade Aberta.
De Portugal para o Mundo
1.
Alberto Manguel: Sobre a História Global da Literatura Portuguesa »»»
2.
O Centro de Estudos do Mar e das Navegações Luís de Albuquerque (CEMAR), como co-organizador da conferência de Alfredo Pinheiro Marques paralela ao lançamento do livro
Os Retratos Coevos do Maior Rei da História de Portugal, Dom João II, e do seu Cavaleiro Diogo de Azambuja, de Montemor-o-Velho, em 1484-1495, na Célebre Pintura do Bom Juiz e do Mau Juiz, no Edifício Medieval da Câmara de Monsaraz (Montemor-o-Velho: Centro de Estudos do Mar, 2024 [Dep. Legal: 541056/24 - Portugal - ISBN: 978-972-8289-66-9])
tem agora o prazer de convidar V. Exª. para os actos que vão acontecer na vila medieval de Montemor-o-Velho no dia 21 de Dezembro de 2024:
16:00 HORAS — Acto simbólico de homenagem a Diogo de Azambuja, junto da igreja do seu Convento dos Anjos, panteão das famílias dos Azambujas e dos Pinas de Montemor-o-Velho;
16.30 HORAS — Conferência que vai ter lugar no vizinho, e muito próximo, Teatro Esther de Carvalho (CITEC/CITEMOR, Rua Dr. José Galvão, 110).
O livro será disponibilizado ao público em versão electrónica, para poder ser livremente obtido, consultado em linha ou descarregado, nesse mesmo dia ou algum pouco tempo depois, e inclui também o estudo da vida e feitos de Diogo de Azambuja (1432-1518).
3.
Apresentado ontem, 14/12/2024, em Santarém, com apresentação do Professor Jorge Gaspar.