A aproximação da época das amendoeiras em flor é mais um momento especial para os amantes do turismo da natureza.
Os vários festivais e roteiros que dão a conhecer aos visitantes esta fase de floração das amendoeiras já têm datas no Douro e no Algarve, regiões onde está tradicionalmente mais centrada a cultura da amêndoa.
No entanto, também no Alentejo é possível assistir a esta fase de floração, até porque esta é a segunda região de Portugal, a seguir à região Norte, a liderar a produção de amêndoa (o que representa aproximadamente 70% da produção a nível nacional).
A ameaça da seca extrema que o país enfrentou em 2022 levou à previsão de um futuro mais quente e com menos chuva, o que contribuiu para que a floração tivesse início mais cedo. Também no ano passado, a Portugal Nus – Associação de Promoção de Frutos Secos falou sobre a produção de frutos secos e anunciou que a autossuficiência chegaria em 2023.
Atualmente, as expectativas continuam altas e os produtores antecipam bons volumes de produção, o que permitirá manter Portugal enquanto país com o maior crescimento percentual na produção de amêndoa a nível mundial.
Um destes exemplos é a Família Margaça, que tem uma propriedade, situada em Pias, que conta com aproximadamente 70 hectares de área dedicada ao amendoal e, mais concretamente, às variedades Lauranne e Soleta.