Manuel Rui Azinhais Nabeiro (1931-2023) - Triplov INFO

Últimas

segunda-feira, 20 de março de 2023

Manuel Rui Azinhais Nabeiro (1931-2023)

Manuel Rui Azinhais Nabeiro (1931-2023)

É incontornável: a morte do comendador Nabeiro marca a atualidade de um país que seria tão diferente se houvesse mais "Senhores Ruis" como ele. Há cinco anos, o humorista Guilherme Duarte estreava neste dia a newsletter Dose Diária, com um vídeo intitulado "Pumba, sarampo para toda a gente!"

As exéquias de Rui Nabeiro, falecido ontem a nove dias de completar 92 anos, começaram esta manhã em Campo Maior. O corpo do empresário ficará em câmara ardente até amanhã, seguindo-se o funeral que contará com as presenças de S.Exas. o PR e o PM.

Em Moscovo, Xi Jinping, presidente chinês, visita Vladimir Putin, presidente russo. O apoio sem reservas do primeiro ao segundo ainda lhe permite aspirar a ser um mediador de paz minimamente credível? Dificilmente, convenhamos... só se for para o PCP.

Por falar na China, é preciso ter muita lata para condenar as decisões do Tribunal Penal Internacional. Primeiro, o país não é subscritor do TPI (mas as decisões incomodam, não incomodam?). Segundo, para o regime de Pequim seriam necessários vários TPIs para lidar com os atropelos aos Direitos Humanos.

Nos EUA, Donald Trump está de volta: "Ah e tal, vou ser detido na terça-feira [n.d.r., amanhã] por suspeitas de ter feito pagamentos a uma atriz porno". Para além do caricato dos discursos do ex-POTUS, o mais importante aqui é a semelhança com aquele que levou aos atos de 6 de janeiro de 2021 – o ataque ao Capitólio, para os mais esquecidos.

Desde que o ex-PM David Cameron entrou para a História como o pior inquilino do N.º 10 de Downing Street, o atual PM Rishi Sunak poderá ser (imagine-se!) o melhor governante que o Reino Unido viu desde, lá está, que o ex-PM David Cameron entrou para a História... o José Couto Nogueira explica.

Liberalismo sim, 'ma non troppo'. E quando as dificuldades apertam, lá vêm as medidas impostas pelos Estados: na Suíça, o banco central "pediu" ao banco UBS para "comprar" o Credit Suisse, tão maltratado por más gestões e pelos ventos do outro lado do Atlântico.

O BCE não se cansa de avisar os governos europeus para abandonarem as medidas anti-inflação, que podem causar ainda mais inflação (é a economia, estúpido). O problema é que o Executivo português tem várias dessas medidas em vigor e ainda pretende aplicar outras.

Precisamente cá pelo burgo, e regressando ao tema das relações entre o Império do Meio e a Santa Madre Rússia, Lisboa voltou a engrossar a voz e afirmou que Portugal pode viver (bem ou mal?) sem o investimento vindo lá dos lados de Pequim. Ai pode?

O incêndio de Pedrógão deu-se em junho de 2017. Em 2019, prometia-se erigir um memorial às vítimas. Atraso sobre atraso (normalíssimo...), a mais recente previsão aponta para o segundo trimestre de 2023. Ou seja, falhámos o 3.º, o 4.º e o 5.º aniversário, e iremos decerto falhar o 6.º – tão certo como dois mais dois serem... é só fazer as contas.

Sem ter minimamente a ver com o parágrafo anterior, no auge do PREC, em 1975, dizia-se "é só fumaça!" – no caso patente, dir-se-ia "é só poeira estelar": um asteróide vai passar muito próximo da Terra . Mas os cientistas admitem que (para já) não há perigo.

Do lado da bola, Braga e Porto anularam-se mutuamente, o que agradou sobremaneira ao Benfica, que até se deu ao luxo de mandar a equipa de férias uma semanita. O Sporting também não se aborreceu muito com o resultado verificado na Pedreira.