Neste dia, vai ser possível ver, na Praça do Giraldo, entre as 17:00 e as 17:30, a construção das Torres Humanas da Catalunha, pelos Castellers de Vilafranca, que se encontram a celebrar os seus 75 anos de existência e que se sagraram campeões no último concurso desta tradição.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Évora destaca que estas construções são semelhantes a castelos, mas são feitas apenas com pessoas e explica que os "castells, ou torres humanas, remontam ao século XVIII e fazem parte da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO", tratando-se de uma das mais famosas tradições de Espanha e, mais concretamente, da região da Catalunha.
Estas "famosas torres humanas chegam à Cidade Capital Europeia da Cultura 2027 no âmbito da presença desta delegação em Portugal para celebrar, em Lisboa, o Dia de Sant Jordi (23 de abril), uma data incontornável no calendário cultural da Catalunha", adianta ainda o comunicado.
A Delegação em Portugal do Governo da Catalunha informa, em comunicado, divulgado pelo município de Elvas, que o Dia de Sant Jordi, que coincide com o Dia Mundial do Livro, é "uma data emblemática da cultura catalã" e adianta que, neste dia, os casais trocam livros e rosas, o que faz com que muitos considerem esta data o "Dia dos Namorados". As ruas das várias localidades da Catalunha enchem-se de bancas de livros e de rosas, sendo vendidos só neste dia mais de 6 milhões de rosas e 1,5 milhões de livros.
É através desta iniciativa, que procura promover este Património Mundial e que conta com a organização do Governo da Catalunha em Portugal, que os Castellers de Vilafranca chegam, então, no próximo sábado, a Elvas e a Évora.
Sob o tabuleiro da Praça de Giraldo, vão estar 150 pessoas.
"A nossa intenção é fazer chegar a Portugal um dos tesouros mais preciosos da cultura catalã e, sem dúvida, as torres humanas são a melhor representação que podemos dar ao país e às cidades por onde vamos estar (Évora, Lisboa e Elvas)", diz Rui Reis, delegado do Governo da Catalunha em Portugal, citado no mesmo documento.
Assim, no próximo sábado, os Castellers de Vilafranca vão passar pela cidade de Elvas, durante a manhã (às 11:00, na Praça da República), e pela cidade de Évora, durante a tarde (às 17:00, na Praça do Giraldo), procedendo a "uma clara associação entre "patrimónios" classificados pela Unesco".
Nas atuações dos Castellers de Vilafranca em Elvas e em Évora, vão estar presentes Rui Reis, José Rondão de Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, e Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora.
A Feira do Livro de Évora é também outro dos motivos para a presença da delegação catalã na cidade eborense.
O Desafio da Saúde, iniciativa da qual faz parte a construção das Torres Humanas da Catalunha, está agora de volta, depois de uma pausa devido ao surgimento da pandemia de Covid-19, e o seu objetivo passa essencialmente pela sensibilização da população para a adoção de um estilo de vida saudável e ativo.
Esta iniciativa realiza-se nos dias 21 e 22 (sexta-feira e sábado), em Évora, e tem para apresentar à população mais de sete dezenas de propostas, todas centradas no tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que está a comemorar o seu 75.º aniversário, para este ano: "Saúde para Todos".
A promoção desta iniciativa pretende essencialmente incentivar pessoas de todas as idades a praticar atividade física e sensibilizar a população para os benefícios que os bons hábitos alimentares e a prática de desporto podem ter na saúde de cada um.
Nesta iniciativa, que surge também no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde, estão previstas diversas atividades desportivas, que vão realizar-se, durante 24 horas, em vários locais da cidade, como a Praça do Giraldo, a Arena D'Évora ou as Piscinas Municipais, e também em espaços particulares, como campos de futebol, pavilhões desportivos, empresas ou ginásios, entre outros.
Do programa desta iniciativa fazem parte, entre outras atividades, a Caminhada das Escolas – Serpente Papa Léguas, a Corrida e a Caminhada Solidária Desafio Pela Saúde, o Desporto Adaptado, a Maratona de Hidroginástica, as Aulas Desafio, a Dança e a Ginástica, e iniciativas, como os rastreios e as ações de sensibilização.
Na Corrida e na Caminhada Solidária Desafio Pela Saúde, é pedido a cada um dos participantes que leve consigo um bem alimentar (no caso, enlatados), que será entregue à Associação Pão e Paz. As inscrições podem ser feitas em https://forms.gle/kcvmsxYP1ysAPVVa9.
A participação nas iniciativas promovidas é gratuita e o programa completo pode ser consultado em https://www.cm-evora.pt/municipe/areas-de-acao/saude/programas-para-a-sa...
A iniciativa Desafio Pela Saúde surge na sequência de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Évora, a Administração Regional de Saúde do Alentejo, o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora, o Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, a Escola Superior de Enfermagem e o Departamento de Desporto da Universidade de Évora, o Instituto Português de Juventude e Desporto, a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares e a Polícia de Segurança Pública (PSP).
Torres Humanas da Catalunha vão estar em Elvas e em Évora | Tribuna Alentejo