Celebrando-se no segundo sábado de maio e de outubro, o Dia Mundial das Aves Migratórias será assinalado em Lagoa através de uma programação diversificada, divulgou a autarquia.
A efeméride tem como objetivo destacar a necessidade de preservação das aves e o seu habitat, assim como incrementar a consciencialização global sobre as ameaças que as afetam.
Em maio e no Hemisfério Norte, este dia coincide com a Primavera e com a reprodução das aves, o que torna interessante a sua observação pela azáfama que constitui a alimentação de crias nos ninhos, por parte dos progenitores.
Com o objetivo de dar a conhecer e observar os sinais desta atividade, e sensibilizar para os perigos que as aves enfrentam, o município de Lagoa irá promover no próximo dia 13 de maio, sábado, duas atividades com o biólogo David Santos.
Horários:
8:45h às 13:15h – Caminhada de observação de aves "Aves do Litoral" (4 km), com ponto de encontro no Auditório Carlos do Carmo.
Inscrições: https://forms.gle/6uQ1ZucGGKn7vMUT8
14:30h às 18:30h – Curso teórico-prático de Observação de Aves, no Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Inscrições: https://forms.gle/mvkyVcM7Vq416SkL6
Ambas as atividades pretendem dar a conhecer os diferentes tipos de aves, alguns comportamentos de acasalamento ou corte, como o canto, suas características distintivas e ameaças, assim como uma introdução às técnicas de birdwatching.
Para mais informações poderá contactar o e-mail sitio.fontes@cm-lagoa.pt.