PORTA33 — JUNHO 2023 - Triplov INFO

Últimas

terça-feira, 20 de junho de 2023

PORTA33 — JUNHO 2023


PORTA33 JUNHO 2023 INSCRIÇÕES NAS OFICINAS DE VERÃO PARA CRIANÇAS EM JULHO por Carolina Vieira e Catarina Claro PORTA33 — FUNCHAL Estão ainda disponíveis algumas vagas nas Oficinas de Verão para crianças, de 3 a 28 de julho! As Ofici ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌   ‌  
PORTA33
JUNHO 2023

INSCRIÇÕES NAS OFICINAS DE VERÃO

PARA CRIANÇAS EM JULHO
por Carolina Vieira e Catarina Claro 
PORTA33 — FUNCHAL 

 

Estão ainda disponíveis algumas vagas nas Oficinas de Verão para crianças, de 3 a 28 de julho! 


As Oficinas de Verão na PORTA33, que decorrem durante o mês de julho e são conduzidas por Catarina Claro e Carolina Vieira, centram-se em duas oficinas: Artes Plásticas e Expressão Dramática e Movimento. Na oficina de Artes Plásticas experimentamos essencialmente o desenho como forma de pensamento e autoconhecimento, aliado a outras técnicas como a gravura/técnicas de impressão, modelação ou experiências com materiais tridimensionais; na Oficina de Expressão Dramática e Movimento nas quais se experimentam exercícios de cariz mais lúdico, exercícios com o corpo, a voz, a escrita criativa, som, entre outros. Esta oficina, por ter exercícios de expressão dramática culmina, muitas vezes, na realização de uma performance/apresentação final onde colocamos em prática os exercícios desenvolvidos durante a semana em que estamos juntos, mas não é uma oficina que tenha como objetivo formar bases técnicas sobre teatro. 
Nas Oficinas de Verão da PORTA33, juntos conhecemos e experimentamos diferentes técnicas de expressão artística, num processo criativo e lúdico, pensado em estreita relação com a exposição de Duarte Belo, inaugurada em maio. Saiba mais e inscreva-se na nossa página!
 

ATELIER GATAFUNHOS ATÉ AO FIM DO MÊS

Oficinas de desenho por Luísa Spínola

PORTA33 — FUNCHAL

 

O Atelier Gatafunhos interrompe a 29 de junho! 
Retoma em Setembro!


Todas as terças e quartas-feiras e no 1º e 3º sábado de cada mês, adultos, jovens e crianças são convidados a explorar a prática do desenho como forma de percecionar o mundo, bem como o próprio universo do pensamento. Neste último mês, antes das férias, continuamos no ambiente mágico do jardim da PORTA33, com todos os seus residentes (gatos, tartarugas, plantas e outros seres), e vamos tomar como ponto de partida a exposição patente na galeria. Inscrições abertas em permanência!

 

A ESCOLA, UMA ILHA NO UNIVERSO
Exposição de Duarte Belo
PORTA33 — FUNCHAL 

 

Inaugurou a 20 de maio, na PORTA33, a exposição A Escola, uma ilha no Universo, de Duarte Belo. Patente até 12 de agosto.


O evento contou com uma conversa entre o autor, o engenheiro geólogo João Baptista, o coordenador do Plano Nacional das Artes Paulo Pires do Vale, e Nuno Faria, curador e coordenador de EIRA – contributos para a Escola de Porto Santo e o seu território, projeto expositivo e editorial da PORTA33 que continua até 2024, e no qual esta exposição marca o seu primeiro momento. 
A Escola, uma ilha no Universo surge de uma residência artística na Escola do Porto Santo, realizada em duas campanhas, entre 16 a 23 de Outubro de 2022 e 15 a 22 de Março de 2023. Desafiado a fotografar apenas a Escola e Vila Baleira, Duarte Belo deixou-se caminhar ao longo dos 42km2 de território total da ilha, registando, por intermédio do seu olhar particular e preciso, os principais elementos da organização da paisagem.
Contando com 43.964 fotos, organizadas por 68 temas e reproduzidas em formatos que nos remetem a frames ou fragmentos de um filme, a exposição inclui também uma reprodução parcial dos cadernos de campo que acompanham o artista nas suas expedições, e um diaporama onde é projetada uma seleção destes seus registos, numa escala que se aproxima à do corpo humano.
Com formação em arquitetura, Duarte Belo trabalha desde 1986 no levantamento fotográfico sistemático da paisagem, formas de povoamento e arquiteturas em Portugal.
 

ATRAVESSAR NO PORTO SANTO
por Mariana Lemos
PORTA33 — Escola do Porto Santo e outros locais na ilha 

Numa residência repartida ao longo do ano na Escola do Porto Santo, a bailarina e professora Mariana Lemos propõe um conjunto de ações centrado na ideia de praticar o convívio como forma de mobilização, e de reconhecimento e entendimento pessoal e do próximo. Através de uma presença mais constante na Escola e na ilha do Porto Santo, envolvimento é a palavra-chave deste projeto que inclui oficinas regulares de movimento e de desenho abertas à comunidade (orientadas por Mariana Lemos e Luísa Spínola, respetivamente), num trabalho que gira em torno da dança, música, performance e artes visuais. 
O primeiro momento de residência teve início em maio e continua entre 19 de junho e 2 de julho, sempre por períodos de cerca de 2 semanas. Mais informações estarão disponíveis em breve.

DIAS MAIS CLAROS

Educação pela Arte e Inclusão Social
PORTA33 — FUNCHAL

Projeto Dias Mais Claros - Educação pela Arte e Inclusão Social, com orientação de Catarina Claro e Carolina Vieira, organização PORTA33 e Instituto de Segurança Social da Madeira. 
Até 27 de julho e com retoma em setembro, no início do novo ano escolar.
 

ESCOLA DO PORTO SANTO — UMA OBRA DE RAUL CHORÃO RAMALHO 

Exposição no Centro Cultural de Belém / Garagem Sul

Exposição Escola do Porto Santo — uma obra de Raul Chorão Ramalho, comissariada por Madalena Vidigal e Diogo Amaro, organização PORTA33 e Centro Cultural de Belém / Garagem Sul. Na Garagem Sul (Lisboa) até 10 de setembro.
 

VIME

OFICINA SENSORIAL

A 6 de maio, a PORTA33 acolheu duas iniciativas de divulgação realizadas no âmbito de Projeto VIME: a OFICINA SENSORIAL com Luísa Spínola e a CONVERSA SOBRE TRANSMISSÃO DE SABERES com Maurício Pestana Reis (PORTA33), Luísa Spínola, Alcino Gois (Artesão de vime) e Helena Cabral Fernandes (arquiteta e fundadora do Projecto VIME). Na oficina, explorou-se as várias possibilidades sensoriais oferecidas pelo vime (Salix Viminalis) — desde o olfacto até às texturas e formas, assim como a sua versatilidade enquanto matéria prima de criação e experimentação; a conversa foi marcada pela importância das práticas ligadas ao sensível e ao território natural, nas quais se experiência não apenas uma troca de conhecimentos em vias de extinção, como também o sentido de comunidade e de envolvimento entre várias gerações, numa construção de relações não-hierárquicas, que se complementam. 
 

A ESCOLA E A SUA ARQUITECTURA

Visita-oficina por Letícia Carmo

PORTA33 ESCOLA DO PORTO SANTO

No último dia do mês de maio e até 5 de junho, deu-se início na Escola do Porto Santo a A Escola e a sua Arquitetura, projeto criado no âmbito da parceria com a Fundação Centro Cultural de Belém, a propósito da exposição Escola do Porto Santo — uma obra de Raul Chorão Ramalho, e que continua em outubro. Partindo da necessidade de consciencialização e afirmação do valor da "Escola da Vila" como património arquitetónico da ilha do Porto Santo, o projeto, conduzido pelas arquitetas Letícia Carmo e Inês Marques, congrega uma série de ações destinadas aos alunos da Escola Básica e Secundária com Pré Escolar e Creche Professor Doutor Francisco de Freitas Branco, à Universidade Sénior e à comunidade em geral. Recorrendo a pequenos exercícios práticos que usam o corpo, o desenho e a modelação para explorar o espaço da Escola, aprender sobre o projeto que originou a sua arquitetura e cuidar das relações afetivas que são mantidas com a mesma, estas ações são complementadas por visitas-oficinas abertas a famílias e ao público em geral, como a que teve lugar no dia 3 de junho.

ÚLTIMA