A Ria Formosa e o Vale do Guadiana vão ter uma Rede de Mulheres Guardiãs da Natureza e do Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural, cujas inscrições já estão abertas.
Esta rede tem como objetivo "identificar, catalisar e coordenar a implementação de projetos de intervenção no meio rural, em especial em áreas protegidas, e que possam ser dinamizadoras locais da regeneração e recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade, aproveitamento sustentável dos recursos endógenos e da transição para uma economia de baixo carbono e resistente às alterações climáticas", segundo o comunicado.
Este projeto está a ser também implementado no Parque Natural do Litoral Norte, Montesinho, Serra da Estrela, Paul de Arzila, Dunas de S. Jacinto e Estuário do Sado. Cada um destes territórios vão identificar 12 mulheres guardiãs para integrar a rede e participar num programa de capacitação que vai decorrer nos meses de outubro e novembro. Este projeto pretende ainda "criar as bases para a concretização destes projetos de intervenção no território, promovidos por mulheres, envolvendo as comunidades locais". As inscrições podem ser feitas através do website