PSOE vence primeira batalha da guerra pela governação - Triplov INFO

Últimas

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

PSOE vence primeira batalha da guerra pela governação

Se ontem a dúvida era "se Espanha política pode ficar desbloqueada", hoje os espanhóis já têm, pelo menos, líder na Câmara dos Deputados. Mas há uma dúvida que permanece, vai Espanha funcionar numa espécie de geringonça no Governo?

Francina Armengol, deputada socialista antiga presidente do governo regional das Baleares, foi eleita com 178 votos, uma votação expressiva que ultrapassa o necessário para maioria absoluta. Cuca Gamarra, proposta pelo PP, apenas conseguiu 139 votos.

Um novo governo de esquerda do PSOE e do Somar precisa dos mesmos apoios parlamentares para ser investido, pelo que a votação de hoje no novo plenário do Congresso dos Deputados era um ensaio para a possibilidade de haver um executivo de esquerda em Espanha após as eleições de 23 de julho.

Pedro Sanchéz fica assim mais próximo de formar novo Governo, depois desta primeira vitória. Embora, os Junts Pela Catalunha tenham deixado bem claro que este acordo de facilitar a governação serviria apenas para esta fase e que não se podia extrapolar. Deste acordo, entre Juntos pela Catalunha, ERC e PSOE, faziam parte as promessas de usar as línguas co-oficiais de Espanha no Parlamento e de investigar o caso Pegasus que envolve espionagem indevida a políticos catalães.

Cabe agora ao chefe de Estado, o Rei Felipe VI, fazer uma ronda de audições com os partidos representados no parlamento e indicar um candidato a primeiro-ministro, que para ser investido tem de ser votado e aprovado pelo plenário dos deputados.

*Com Lusa - Edição por Ana Maria Pimentel