50 anos do golpe no Chile - Triplov INFO

Últimas

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

50 anos do golpe no Chile

No dia 11 de setembro assinala-se o cinquentenário do golpe militar que derrubou o governo de Salvador Allende e abriu caminho a 17 anos de ditadura violenta de Pinochet, alimentada pela cartilha económica neoliberal. Dossier organizado por Mariana Carneiro.




Iniciamos este dossier com uma cronologia dos principais acontecimentos, desde o Governo de Unidade Popular ao golpe militar de Pinochet e suas consequências (1970/1975).

Publicamos ainda cinco textos de Waldo Mermelstein, que, fugindo da repressão dos ditadores brasileiros depois do golpe militar de 1964, foi para Santiago do Chile, com apenas 18 anos, estudar economia, tendo-se envolvido intensamente nas lutas sociais e militando no MIR.

Num primeiro artigo, Waldo Mermelstein aborda o falhanço da estratégia de Salvador Allende, no sentido de fazer concessões à direita e aos militares para evitar um golpe de Estado, e refere como a aposta golpista foi a opção de Washington desde o início.

No segundo texto, deixa-nos o seu testemunho direto sobre como viveu o 11 de setembro de 1973 e os dias seguintes, e, numa outra abordagem, dedica-se a analisar o primeiro ano da Unidade Popular.

Os dois restantes artigos de Waldo Mermelstein versam sobre os processos revolucionário e  contra-revolucionário no Chile e as lições a retirar sobre a experiência chilena.

O dossier inclui ainda uma entrevista feita por Roberto González Amador a Eric Toussaint, em que este último destaca como o neoliberalismo foi imposto à força da bala no Chile, bem como um artigo sobre O legado dos militares que respeitaram a Constituição de 1973.

Incluímos neste trabalho um artigo de Evgeny Morozov sobre como a gigante das telecomunicações norte-americana ITT desempenhou um papel obscuro na desestabilização do governo e abriu caminho para os atuais mastodontes do Vale do Silício, e uma entrevista a este escritor bielorusso, criador da série em podcast The Santiago Boys, relativo às implicações políticas e sociais do progresso tecnológico e digital promovido por Salvador Allende.

Esquerda.net publica também uma transcrição integral da carta dos cordões industriais de Santiago a Salvador Allende, datada de 5 de setembro de 1973, e o último discurso de Allende, proferido a 11 de setembro de 1974 e transmitido pela rádio Magallanes.

50 anos do golpe no Chile | Esquerda