No próximo dia 15 de setembro, sexta-feira, a partir das 18.00, o Auditório José Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento, recebe Fabiola Gianotti, diretora-geral do CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, para uma palestra intitulada "O Bosão de Higgs e as nossas vidas". Fabiola Gianotti vai abordar os desafios do CERN para as próximas décadas, da investigação do Universo ao nível mais fundamental à forma como esta impulsiona a inovação tecnológica e social. À diretora-geral do maior laboratório de Física do mundo juntam-se uma jornalista, um representante da indústria e um jovem estudante de doutoramento, para um debate sobre o impacto da Física de Partículas na sociedade.
Profissionais de ciência, de engenharia e de tecnologia em geral têm vindo a desenvolver soluções inovadoras com aplicações em domínios que vão muito além da Física de Partículas. Diagnóstico médico e imagiologia, tecnologias e instalações capazes de resistir aos ambientes extremos do Espaço, fabrico de chips para computadores ou sensores de monitorização de poluição… são alguns dos exemplos do know-how resultante da Física de Partículas. O CERN, em parceria com a indústria, tem gerado conhecimentos especializados e proporcionado oportunidades de formação, permitindo que estas tecnologias cheguem rapidamente à sociedade para benefício de todos.
É disto que nos fala Fabiola Gianotti, bem como dos principais desafios do CERN para as próximas décadas. Num segundo momento, juntam-se à diretora-geral do laboratório Ricardo Barrué, doutorando do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, e Rodrigo Pascoal, da Critical Software, para um debate moderado por Sara Sá, jornalista da Exame Informática.
Sessão coorganizada pela Ciência Viva e pelo LIP. |