Maria José Costa é a vencedora do Grande Prémio Ciência Viva 2023 - Triplov INFO

Últimas

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Maria José Costa é a vencedora do Grande Prémio Ciência Viva 2023


Maria José Costa é a vencedora do Grande Prémio Ciência Viva 2023

É chegado o momento de conhecermos as personalidades e instituições que se destacaram pelo seu mérito excecional na promoção da cultura científica em Portugal! A entrega dos Prémios Ciência Viva 2023 acontece a 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, às 15.00, no Auditório José Mariano Gago do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.


O Grande Prémio Ciência Viva é, este ano, atribuído à bióloga marinha Maria José Costa – ou Zita, como gosta de ser conhecida –, pela sua colaboração na disseminação da cultura científica nas áreas da biodiversidade marinha, ambiente e literacia do oceano. Esta é a principal categoria dos Prémios Ciência Viva, que distingue personalidades e entidades com intervenções de mérito na divulgação científica e tecnológica.


Por sua vez, o Prémio Ciência Viva Educação é atribuído ao Concurso Nacional Jovens Cientistas da Fundação da Juventude. Carla Mouro, Presidente da Comissão Executiva, e Francisco Balsemão, Presidente do Conselho de Administração, da Fundação da Juventude, marcam presença para receber o prémio.


A cerimónia, enquadrada na Semana da Ciência e da Tecnologia, premeia ainda Miguel Gonçalves na categoria "Prémio Ciência Viva Media". Nesta edição retomamos a atribuição do "Prémio Ciência Viva Publicidade" que, ocasionalmente, distingue as melhores campanhas de marcas nacionais e internacionais, inspiradas na ciência para criar valor para os seus produtos. O Prémio móvel da literatura da IKEA é o vencedor nesta categoria.


Estes prémios são atribuídos todos os anos pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, de acordo com uma seleção feita pelos representantes das instituições científicas associadas.


Já foram distinguidos com o Grande Prémio Ciência Viva o editor Guilherme Valente, o geólogo Galopim de Carvalho, o botânico Jorge Paiva, os físicos Manuel Paiva e Carlos Fiolhais, o patologista Manuel Sobrinho Simões, a astrónoma Teresa Lago, o astrofísico Rui Agostinho, o físico Alexandre Quintanilha e os biólogos Maria Amélia Martins-Loução e Nuno Ferrand.


A cerimónia será transmitida via streaming através do canal de Youtube do Pavilhão do Conhecimento.

Maria José Costa

Grande Prémio Ciência Viva


É uma das mais destacadas biólogas marinhas portuguesas. Doutorada em 1982 pela Université de Paris, França, é professora catedrática aposentada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da mesma universidade. É uma das fundadoras da AMONET – Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas, a que presidiu, sendo atualmente Vice-Presidente. Em 2016, foi uma das 100 cientistas retratadas pela Ciência Viva no livro Mulheres na Ciência.

Concurso Nacional Jovens Cientistas

Prémio Ciência Viva Educação


Este concurso, organizado pela Fundação da Juventude desde 1992, estimula o aparecimento de jovens talentos nas áreas científicas e seleciona os representantes nacionais para diversos concursos e mostras internacionais, tais como o European Union Contest for Young Scientists, organizado pela Comissão Europeia. Ao longo de 31 anos, já participaram no concurso milhares de jovens, alguns dos quais são atualmente cientistas, muitos de renome internacional.

Miguel Gonçalves

Prémio Ciência Viva Media


Apresenta, desde 2011, "A Última Fronteira", inserida no programa "Bom Dia Portugal" e exibida na RTP1, RTP3 e RTP Internacional. Esta rubrica semanal divulga acontecimentos marcantes na área do Espaço. Tem uma presença regular nos media, sendo comentador de astronomia e exploração espacial no "Jornal 2" (RTP2) e no "24 Horas" (RTP3). Em 2022, viu premiado um artigo sobre educação científica e exploração comercial do Espaço num concurso da ESA.

Prémio móvel da literatura

Prémio Ciência Viva Publicidade


Comunicação inserida na campanha "A vida é desarrumada. E ainda bem" da IKEA, com assinatura da agência criativa UZINA, representada por Susana Albuquerque, e do Marketing da IKEA Portugal, dirigido por Mónica Nogueira de Sousa. A campanha promove a cultura tecnológica e reforça as habilitações técnicas através de instruções "faça você mesmo". Este conceito promove uma abordagem prática e autónoma à montagem de móveis através de instruções intuitivas, acessíveis e inclusivas.