É chegado o momento de conhecermos as personalidades e instituições que se destacaram pelo seu mérito excecional na promoção da cultura científica em Portugal! A entrega dos Prémios Ciência Viva 2023 acontece a 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, às 15.00, no Auditório José Mariano Gago do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
O Grande Prémio Ciência Viva é, este ano, atribuído à bióloga marinha Maria José Costa – ou Zita, como gosta de ser conhecida –, pela sua colaboração na disseminação da cultura científica nas áreas da biodiversidade marinha, ambiente e literacia do oceano. Esta é a principal categoria dos Prémios Ciência Viva, que distingue personalidades e entidades com intervenções de mérito na divulgação científica e tecnológica.
Por sua vez, o Prémio Ciência Viva Educação é atribuído ao Concurso Nacional Jovens Cientistas da Fundação da Juventude. Carla Mouro, Presidente da Comissão Executiva, e Francisco Balsemão, Presidente do Conselho de Administração, da Fundação da Juventude, marcam presença para receber o prémio.
A cerimónia, enquadrada na Semana da Ciência e da Tecnologia, premeia ainda Miguel Gonçalves na categoria "Prémio Ciência Viva Media". Nesta edição retomamos a atribuição do "Prémio Ciência Viva Publicidade" que, ocasionalmente, distingue as melhores campanhas de marcas nacionais e internacionais, inspiradas na ciência para criar valor para os seus produtos. O Prémio móvel da literatura da IKEA é o vencedor nesta categoria.
Estes prémios são atribuídos todos os anos pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, de acordo com uma seleção feita pelos representantes das instituições científicas associadas.
Já foram distinguidos com o Grande Prémio Ciência Viva o editor Guilherme Valente, o geólogo Galopim de Carvalho, o botânico Jorge Paiva, os físicos Manuel Paiva e Carlos Fiolhais, o patologista Manuel Sobrinho Simões, a astrónoma Teresa Lago, o astrofísico Rui Agostinho, o físico Alexandre Quintanilha e os biólogos Maria Amélia Martins-Loução e Nuno Ferrand.
A cerimónia será transmitida via streaming através do canal de Youtube do Pavilhão do Conhecimento.