Eleições Legislativas Portuguesas de 2024
As próximas eleições legislativas portuguesas estão marcadas para o dia 10 de março de 20241. Estas eleições irão determinar a composição da Assembleia da República para a 16ª Legislatura da Terceira República Portuguesa1.
Contexto
O terceiro governo de António Costa tomou posse a 30 de março de 2022. Este governo foi muito instável com vários escândalos e/ou polémicas que o afetaram até meados de 20231. A principal polémica que envolveu o governo foi um caso relativo à TAP Air Portugal e um pagamento de uma indemnização a um membro do governo, Alexandra Reis1.
No dia 7 de novembro de 2023, foi noticiado que a PSP e o Ministério Público realizaram buscas à residência oficial do Primeiro-Ministro, entre outros ministérios, e que o chefe de gabinete do Primeiro-Ministro tinha sido detido1. Costa foi indiciado como suspeito num caso de corrupção envolvendo os negócios de lítio e hidrogénio1.
Partidos e Líderes
Os partidos que ganharam assentos nas últimas eleições e seus respectivos líderes são:
- PS: Pedro Nuno Santos
- AD: Luís Montenegro
- CH: André Ventura
- IL: Rui Rocha
- B.E.: Mariana Mortágua
- PCP-PEV: Paulo Raimundo
- PAN: Inês de Sousa Real
- L: Rui Tavares
Estas serão as primeiras eleições legislativas desde 2005 em que os líderes dos dois principais partidos (Partido Socialista e Partido Social Democrata) lideram os seus partidos pela primeira vez1.
Conclusão
As eleições legislativas de 2024 prometem ser um momento crucial na política portuguesa. Com a instabilidade do governo anterior e a mudança de liderança em vários partidos, o resultado destas eleições poderá ter um impacto significativo no futuro político de Portugal.