Vamos reabrir o CAM 🌱 - Triplov INFO

Últimas

quinta-feira, 7 de março de 2024

Vamos reabrir o CAM 🌱



Vamos reabrir o CAM


Vamos reabrir o edifício do CAM no dia 20 de setembro com um programa que reflete uma nova visão para os seus espaços e uma nova forma de pensar a sua programação.

 

A inauguração do novo CAM inclui exposições deLeonor Antunes, Fernando Lemos, Go Watanabe, Yasuhiro Morinaga e uma exposição da Coleção do CAM intitulada Linha de Maré, para além de performances, debates, visitas, workshops e muito mais.

 

A remodelação do edifício parte de um projeto concebido pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, em parceria com o arquiteto paisagista Vladimir Djurovic, que estabelece uma maior ligação entre o edifício, o jardim e a cidade, encorajando as pessoas a experienciar a arte de uma forma integrada no seu dia-a-dia.

 

Já em março, em antecipação à exposição inaugural dedicada a Leonor Antunes no novo edifício, a Embaixada de Portugal em Madrid e o CAM apresentamUm olhar de Leonor Antunes sobre a Coleção do CAM, na Residência oficial do Embaixador Português em Madrid. Esta mostra propõe uma seleção de obras de artistas mulheres da Coleção realizada por Leonor Antunes. Algumas destas peças integrarão a exposição da artista no CAM, em setembro. 

Ver programa de abertura
Sobre o novo edifício

Projetos




Um olhar de Leonor Antunes sobre a Coleção do CAM

14, 15, 21 e 22 mar, 17:00, Embaixada de Portugal em Espanha

A Embaixada de Portugal em Madrid e o CAM apresentam uma exposição que propõe uma seleção de obras de artistas mulheres, pensada para o espaço da Residência oficial do Embaixador Português em Madrid. 

Esta mostra antecipa a exposição de Leonor Antunes no novo edifício do CAM onde a artista apresentará uma nova intervenção escultórica concebida para a Galeria Principal e uma seleção de obras da Coleção.


Alguns anos depois da retrospetiva de Amadeo de Souza-Cardoso no Grand Palais, o artista volta a ser destacado numa exposição em Paris, agora no Centre Pompidou.

Com curadoria de Helena de Freitas, do CAM, e de Angela Lampe e Sophie Goetzmann do Centre Pompidou, a exposição explora a relação de cumplicidade artística entre Amadeo de Souza-Cardoso e o casal de artistas Sonia e Robert Delaunay.


Bauhaus of the Seas Sails

O CAM é um dos parceiros culturais do Bauhaus of the Seas Sails, um projeto europeu desenvolvido com base nos conceitos de sustentabilidade, inclusividade e design.

Reconhecendo a crise climática como uma situação global e urgente, este projeto pioneiro pretende encontrar soluções de design mais sustentáveis para as regiões costeiras e ribeirinhas, produzindo propostas inovadoras em resposta a desafios ambientais e sociais.


Eventos e atividades




Ciclo de Filmes

CAM em Movimento: Uma Paz Que Não Há

Até 01 abril, 10:00 – 18:00, Jardim Gulbenkian, Entrada Livre



Ler, ver, ouvir




Entrevista

«A arte pode ajudar a trazer vozes de pessoas silenciadas.»


Leonor Rosas é uma das pessoas que integra o Conselho Consultivo Jovem do CAM. Nesta entrevista, a jovem doutoranda em Antropologia no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa partilha a sua experiência de trabalho neste projeto, reflete sobre os desafios de trazer os públicos jovens às instituições culturais e sobre o poder transformador da arte na sociedade.



Notícia

Obras do CAM na exposição retrospetiva de Cruz-Filipe


Treze obras da Coleção do CAM integram a exposiçãoCruz-Filipe. Modo de Ver, a decorrer na Galeria do Piso Inferior do Edifício Sede, onde se traça a evolução do trabalho do artista desde a década de 1970 até 2020.

Ler, ver, ouvir





GULBENKIAN.PT