Ciclo de cinema "Roda de Filmes" no Jardins do Bombarda com Manuel Mozos na 1.ª sessão
Olá,
Inauguramos esta Quinta-feira (19 Set.) o ciclo de cinema "Roda de Filmes" com a exibição de "Atrás dessas paredes" de Manuel Mozos, que estará presente na sessão. Trata-se de um documentário "sobre os espaços que capturam as narrativas dos marginalizados. Sejam os loucos ou os criminosos, são todos aqueles que existiam delimitados e afastados: em fortes, em prisões, em hospitais ou asilos. O tempo deles passou, mas os espaços ficaram." Este ciclo pretende criar um momento mensal em que se vê um filme e se conversa sobre a ideia de se escolher mais filmes para ver. Num registo informal, no Pinhal do Jardins do Bombarda, todas as pessoas são convidadas a participar numa reflexão e na escolha da programação da sessão seguinte.
Trailer
Durante as próximas semanas continuamos com os ciclos de Danças Tradicionais Ucranianas às Quintas-feiras (19 e 26 Set.) e a jam session Who's your Daddy? com Pikachu na Sexta-feira (20 Set.).
Este Sábado (21 Set.) à tarde os espectáculos de teatro regressam ao nosso pinhal com a Grande Corrida de Catarina Requeijo, às 17h. A entrada é livre para todas as idades.
No Domingo voltamos a estar juntos(as) no Encontros dos Cuidadores do Jardim onde nos vamos preparar para o Outono - vamos pôr as mãos na terra e criar uma nova hortinha na entrada dos jardins. Porque queremos trabalhar para um local mais eco-sustentável, também vamos construir uma caixa de compostagem e, talvez, se tivermos sorte, comer as coisas da nossa horta!
Pode conhecer a programação completa de Setembro e Outubro no nosso site.
Contamos consigo?
A ACONTECER NO JARDINS DO BOMBARDA
19 Setembro / Quinta-feira Danças Tradicionais Ucranianas Workshop aberto com Lita Folk Band e Danylo Kliutsko por Largo Residências / Residências Refúgio 18h30 às 20h, Jardins Românticos
"Atrás dessas paredes" de Manuel Mozos – Ciclo Roda de Filmes coordenação Sérgio Marques com a presença do realizador em parceria com Largo Residências 21h30 às 23h, Pinhal
20 Setembro / Sexta-feira Who's your Daddy? Jam Session com Pikachu parceria com Bambi Bambi – Restaurante/Bar 19h às 22h, Pinhal
21 Setembro / Sábado A Grande Corrida Teatro com Catarina Requeijo por Largo Residências 17h, Pinhal
22 Setembro / Domingo Encontro dos Cuidadores do Jardim! Atelier famílias / Jardinagem com Lucia Caistor-Arendar (grupo placemaking do Jardins do Bombarda) parceria: Crescer em Casa e Sopa Social Design / B.lab 10h às 13h, Jardins Românticos
Residências Artísticas Adrianopla - O Fim do Teatro
Viver é rasgar e remendar Art & Craft Refúgio com Letícia Barreto
"Ela, que nunca soube ser nada mais que uma folha de papel, foi-se curvando juntando suas arestas unindo suas pontas se dobrando aqui e ali até se ver ... barco"
A sessão do colectivo Art & Craft Refúgio de 12 de Setembro inspira-se no livro de "Travessia," de Júlia Santalucia e Priscilla Ballarin, que narra a jornada de uma autora enquanto emigrante.
As experiências vão deixando marcas, transformando subtilmente - com o tempo, surge a capacidade de se moldar, de descobrir novas formas de ser. Tal como uma folha de papel que, através de precisas dobras se transforma em barco, também nós nos recriamos para melhor navegar as adversidades.
Nesta sessão, dedicada à colagem 3D, pede-se que cada participante incorpore um barco em pelo menos uma das suas criações. As mãos folheiam as revistas à procura dos cenários que darão vida às colagens. Alguns buscam incessantemente, estudando cada página com minúcia; outros, mais confiantes com a tesoura, recortam múltiplas folhas, compondo as suas obras com destreza e espontaneidade.
E assim, aos poucos, multiplicam-se os barcos de papel. Pequenos e grandes, uns a flutuar pelas montanhas, outros pela cidade, outros ainda a navegar no mar. O barco — tal como as pessoas — navega, adapta-se e encontra o seu lugar, seja onde for.
Letícia Barreto com Art & Craft Refúgio por Residências Refúgio / Largo Residências 5 de Setembro a 24 de Outubro de 2024 / Quintas-feiras 10h às 13h Largo Residências - Jardins do Bombarda Rua Gomes Freire 161, Lisboa Público-alvo: pessoas em situação de refúgio e/ou migrantes desempregadas Participação gratuita + info geral@residenciasrefugio.pt
RESIDÊNCIAS REFÚGIO Tendo o Largo Residências como promotor, Fundação Aga Khan Portugal e Fórum Refúgio Portugal como parceiros, o projecto nasceu em 2020 com o apoio do programa Energia BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa, e conta, a partir de 2022, com o financiamento do programa PARTIS & Art for Change da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação "la Caixa" , e, a partir de 2023, da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
TIMEOUT LISBOA Longe de ecrãs e da pressão das horas, este clube de colagem agarrado a tesouras junta-se num pequeno pinhal de Lisboa todas as quartas-feiras.
"A sessão está esgotada, se assim podemos dizer quanto a este espaço informal onde há sempre lugar para mais um. A questão é que já se arrastou uma mesa extra, puxaram-se cadeiras e começa a notar-se alguma espera pelo tubo de cola e pela tesoura. Pressa, no entanto, só se for em cérebros habituados à hiperprodução, coisa que não é desígnio do Collage Working Club, um clube de colagem cuja morada são os Jardins do Bombarda."
Conheça a notícia completa por Rute Barbedo na TIMEOUT Lisboa