Rede de Museus do Algarve comemora 50 anos do 25 de Abril com o “Projeto Liberdade” - Triplov INFO

Últimas

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Rede de Museus do Algarve comemora 50 anos do 25 de Abril com o “Projeto Liberdade”

A Rede de Museus do Algarve (RMA) comemora os 50 anos do 25 de Abril com a apresentação do «Projeto Liberdade», nascido da vontade conjunta dos seus membros de se articularem e trabalharem um tema em comum, associando-se a este relevante momento histórico através de diversos projetos, formas de expressão e atividades evocativas da data.

Prevendo iniciativas em doze municípios da região, o «Projeto Liberdade» inclui um conjunto variado de apresentações, conferências, concertos, espetáculos, exposições e tertúlias, na sua maioria realizadas durante o corrente mês de Abril, mas algumas com programas que se prolongam ao longo do ano, permitindo alcançar públicos diferenciados.

A exposição dos desenhos feitos na prisão por Álvaro Cunhal, no Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, a tertúlia «Nós estávamos em Portimão no 25 de Abril», organizada pelos Amigos do Museu de Portimão, a exposição «Salazar 40 anos?», com desenhos e caricaturas feitas pelo arqueólogo Cláudio Torres nos anos 60, ou o levantamento de testemunhos de cidadãos e instituições, centrado na temática da censura, numa colaboração entre o Museu Municipal de Faro e o Arquivo Distrital de Faro, trabalho que estará na base de uma exposição sobre "Censura", são apenas algumas das iniciativas previstas (veja o programa completo abaixo).

«O conceito de Liberdade exprime formas diversas de pensar e de estar. Abordagens ideológicas, políticas ou filosóficas manifestam diferentes formas de entender a Liberdade», salienta a Rede de Museus do Algarve.

«O modo como sentimos a Liberdade é relativo e indissociável do nosso contexto temporal, social, cultural e pessoal e, se procurarmos sinónimos da palavra, encontramos expressões que, isoladas, até podem parecer antagónicas, como poder, controle e direito», acrescenta.

Assim, «porque em 2024 se comemoram 50 anos pela conquista da nossa liberdade e democracia, consideramos importante que a RMA -Rede de Museus do Algarve e os seus membros se associem a este relevante momento histórico através de diferentes projetos, formas de expressão e atividades evocativas desta data».

«Deste modo, expressaremos um sentimento coletivo que tão bem se coaduna com o espírito e a prática do nosso trabalho em rede, noção que tem subjacente a complementaridade humana, o respeito pela liberdade individual e pelos valores democráticos», acrescenta ainda a RMA.

 

PROGRAMA

ALBUFEIRA

EXPOSIÇÃO "ALVARO CUNHAL – DESENHOS DA PRISÃO"
Museu Municipal de Arqueologia
1 março – 4 agosto
Apresentação de publicação sobre o 25 de Abril a editar pela Autarquia de Albufeira

ALCOUTIM

EXPOSIÇÃO "O FRUTO PROIBIDO É O MAIS APETECIDO"
Praça da República
19 março 2024 -1 março 2025
O Museu Irá levar igualmente a cabo o projeto " 50 Anos de Liberdade", os espetáculos "Alfredo Marceneiro-Patriarca do Fado", "Rui Moura canta versos de Carlos Brito", " Música no teu Tempo", as exposições USAL/CGTP-IN, "O quotidiano no estado novo", "25 de abril de 1974" e o projeto e espetáculo " O Princípio da Igualdade" com Afonso Dias.
Irá ainda decorrer o programa de rádio "Dois dedos de prosa" na RDA, divulgação do trabalho do Grupo PCI- Memórias do Museu Municipal de Alcoutim. As emissões de 12 e 26/janeiro, 9 e 23/fevereiro, 8 e 22/março e 12 e 26/abril, serão sobre o tema "Memórias de Abril", integradas nas Comemorações dos 50º Aniversário do 25 de Abril .

FARO

Levantamento de testemunhos de cidadãos e instituições, centrado na temática da censura, numa colaboração entre o Museu Municipal de Faro e o Arquivo Distrital de Faro, trabalho que estará na base de uma exposição sobre "CENSURA".

LAGOS

"MEMÓRIA EM AÇÃO: AS MINHAS MEMÓRIAS, A NOSSA HISTÓRIA",
DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS I 50 ANOS DE 25 DE ABRIL
Auditório Paços do Concelho Séc.XXI
18 de maio,16:00h-18:00h
Enquadrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril e no Dia Internacional dos Museus, o Museu de Lagos apresenta ao público os primeiros resultados do projeto colaborativo " Memória em Ação : As minhas Memórias, a nossa História", que tem vindo a registar e a tratar os testemunhos e as vivências da Revolução de Abril em cada uma das freguesias do concelho de Lagos . Irá igualmente participar no projeto de "CARTOGRAFIAS DA RESISTÊNCIA DO 25 DE ABRIL." em colaboração com o Museu Nacional da Resistência.

LOULÉ

EXPOSIÇÃO "A REVOLUÇÃO DA ESPERANÇA – MEMÓRIAS DO 25 DE ABRIL NO CONCELHO DE LOULÉ"
Casa Memória do século XX – Loulé
25 de abril de 2024 a 25 de abril de 2026
Celebram-se os 50 anos da revolução que, a 25 de abril de 1974, terminou 48 anos de ditadura e abriu caminho para a democracia em Portugal. O jornal local "A Voz de Loulé", na sua primeira edição após aquela quinta-feira, batizou-a "A Revolução da Esperança", augurando os efeitos positivos e duradouros que aquela poderia ter na vida dos portugueses.
A exposição procura proporcionar aos visitantes uma viagem que começa nas vésperas da revolução (1968-1974) e termina com o estabelecimento da tão esperada democracia (1974-1976), consumada com as primeiras eleições livres. A exposição centra-se nas memórias do 25 de abril de 1974 no concelho de Loulé, guardadas pelas pessoas que viveram estes acontecimentos.

OLHÃO

INSTALAÇÃO "A QUE SABE A LIBERDADE"
Museu Municipal de Olhão
Celebramos os 50 anos do 25 de abril com a consciência de que a liberdade é frágil e preciosa. Quem não viveu diretamente sob um regime autoritário pode ter dificuldade em imaginar como seria viver sem as liberdades fundamentais que hoje damos por adquiridas. De forma a preservar as conquistas de Abril é essencial conhecer o passado para assim podermos continuar a pensar um futuro em democracia.

INSTALAÇÃO "TIRO PARA A LIBERDADE" DE JOANA BANDEIRA
Museu Municipal de Olhão
Joana Bandeira Rocha é uma artista que reside em Olhão e que tem desenvolvido diversos projetos comunitários promovendo práticas artísticas relacionadas com o património, o ambiente e a sustentabilidade. A exposição que apresenta para integrar as celebrações dos 50 anos do 25 abril é uma instalação artística que convoca a história de Celeste Caeiro, a mulher que tornou os cravos o símbolo da revolução.

EXPOSIÇÃO "A LIBERDADE É DEMAIS: FRAGMENTOS LIVRES PARA UMA REFLEXÃO DE FUTURO"
Chalé João Lúcio
abril 2024-abril 2025
A liberdade é demais é uma exposição multimédia de alunos dos cursos profissionais da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes. Numa época de profunda crise política e social, mas sobretudo de enorme regressão ideológica, afigurou-se urgente pensar nos desafios que ainda enfrentamos na nossa busca por um futuro mais justo e livre.

PORTIMÃO

CONFERÊNCIA "PRISÕES E REGIMES DE DETENÇÃO EM PORTUGAL: ANTES E DEPOIS DE 1974"
https://www.prisonphotoproject.pt/pt/conferencias_2024.html

EXPOSIÇÃO "PROJETO FOTOGRÁFICO PRISÕES PORTUGUESAS"
https://www.prisonphotoproject.pt/pt/
Em parceria com a Associação Suiça "Recherche Prison", o Museu de Portimão organiza nos dias 19 e 20 de Abril, a Conferência "Prisões e Regimes de Detenção em Portugal: antes e depois de 1974",inaugurando às 19h00 do dia 19, a Exposição "Projeto Fotográfico Prisões Portuguesas",do fotógrafo suiço Peter Schulthess e do português Luis Barbosa.

EXPOSIÇÃO "MEMÓRIAS DE ABRIL"
Casa Manuel Teixeira Gomes
18 de abril – 31 maio
Uma exposição composta por um conjunto de fotografias inéditas sobre os acontecimentos do 25 de Abril, da autoria do fotojornalista Marques Valentim.

TERTÚLIA "NÓS ESTAVAMOS EM PORTIMÃO NO 25 DE ABRIL"
Auditório do Museu de Portimão
13 Abril -17h00
O GAMP- Grupo de Amigos do Museu de Portimão propõe-se, através da Tertúlia
"Nós estávamos em Portimão no 25 de abril", dar voz a um conjunto de cidadãos que vivenciaram, diretamente em Portimão, a histórica transição da ditadura para a liberdade e para o regime democrático.
Com moderação da jornalista Elisabete Rodrigues, os Coronéis José Glória Alves e Carlos Branco, as professoras Madalena Gracias e Regina Serrano, José Gameiro Diretor Científico-Museu de Portimão e Carlos Reis Vice-Presidente da Direção do GAMP, irão recordar aspetos relevantes dos acontecimentos ocorridos, a partir dos dias 24 e 25 de Abril, partilhando deste modo os seus testemunhos, sobre esta data em Portimão, na região algarvia e no nosso País.

SÃO BRÁS DE ALPORTEL

EXPOSIÇÃO "LIBERDADE SEMPRE"
Museu do Traje
2 de abril – 28 de junho
O Museu do Traje de São Brás de Alportel abrirá ao público a Exposição "Liberdade Sempre", como o seu contributo para as Comemorações do 50º Aniversário do 25 de Abril de 1974. A exposição celebra um marco histórico para Portugal e para a democracia. Foi derrubado o regime autoritário do Estado Novo e aberto o caminho para a democracia no país.
Esta exposição apresenta uma variedade de elementos, incluindo fotografias, documentos históricos, traje, vídeos de depoimentos de pessoas que viveram esse período. Pretende-se relembrar os eventos da revolução, mas também refletir sobre seu impacto e legado ao longo das últimas cinco décadas.
A exposição oferece uma visão abrangente do contexto político, social e cultural da época, destacando a luta pela liberdade e os desafios enfrentados pelos sãobrasenses.

SILVES

EXPOSIÇÃO "ABRIL: MEMÓRIAS CRUZADAS"
Museu Municipal de Arqueologia de Silves
18 de Maio a 31 de Dezembro de 2024
No âmbito das Comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril de 1974 em Silves, o Museu Municipal de Arqueologia de Silves está a preparar a exposição "Abril: Memórias Cruzadas", cujo argumento contempla diversas fontes de informação que no seu conjunto e de forma cruzada nos dão uma visão mais profunda e contextualizada dos acontecimentos a nível local.
Numa primeira parte apresenta-se um depoimento satírico constituído por 19 caricaturas, da autoria do Professor Augusto Marcelino, professor de artes visuais, publicadas imediatamente após o 25 de Abril de 1974, no Jornal a República e na Revista Sempre Fixe.
As imagens interpretam o desenvolvimento dos acontecimentos vividos na época, alguns deles de carácter internacional, nomeadamente relacionados com perigos exteriores, na sua interligação com os acontecimentos nacionais pós-revolução.
Numa segunda parte, em suporte audiovisual, expõe-se um conjunto de depoimentos de pessoas oriundas do concelho de Silves que viveram nessa época e experienciaram os momentos históricos que antecederam e atravessaram a Revolução de Abril de 1974, e que aceitaram partilhar as suas memórias.
A estas vozes junta-se um conjunto de documentos que ilustram, reforçam e contextualizam os acontecimentos a nível local: fotografias; recortes de imprensa e outros documentos.

TAVIRA

EXPOSIÇÃO "SALAZAR 40 ANOS?"
Museu Municipal de Tavira/Núcleo Islâmico
24 de abril – 18 de maio
A exposição "Salazar 40 anos?" apresenta um conjunto de réplicas dos desenhos efetuados pelo arqueólogo Cláudio Torres, em meados da década de 60 do século XX, denunciando o regime salazarista e testemunhando a luta pela liberdade.
Várias décadas após a queda do regime, apesar do esquecimento, os desenhos originais de Cláudio Torres foram redescobertos e encontram-se hoje em depósito no Centro de Documentação 25 de Abril, da Universidade de Coimbra.
Em 2022, a Câmara Municipal de Mértola organizou esta exposição que é acolhida pelo Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira.

EXPOSIÇÃO "25 DE ABRIL DE 1974. QUINTA FEIRA" DE ALFREDO CUNHA
Quartel da Atalaia
25 de abril – 30 de dezembro
A partir de um vasto arquivo de imagens captadas pelo fotojornalista Alfredo Cunha, as fotografias reunidas nesta exposição – que faz parte de um ciclo de mostras expositivas da obra do autor – revelam as relações entre os diferentes momentos do 25 de Abril, num processo que incide sobre as mais de cinco décadas de carreira do fotógrafo e que iniciou nas Guerras Coloniais e dura até aos dias de hoje.

"BAIRROS SAAL DE TAVIRA: MEMÓRIA SOCIAL E ARQUITETURA" é um trabalho de investigação científica multidisciplinar e participada com vista à realização de uma exposição temporária situada nos bairros SAAL.
Neste pretende-se integrar as dimensões social, política, arquitetónica e urbanística das operações SAAL em Tavira, expandindo a memória histórica do 25 de Abril, o diálogo crítico e a participação das comunidades.
O projeto decorre ao longo de 2024/25 e é cofinanciado no âmbito do "ProMuseus – Programa de Apoio a Museus" da Rede Portuguesa de Museus.

EXPOSIÇÃO "50 ANOS DE LIBERDADE"
29 de novembro abril a 28 de junho (9h30-17h00)
Sala de Exposições Temporários do Centro de Ciência Viva do Algarve -Tavira
A Exposição "50 Anos de Liberdade" é uma exposição co-criativa que celebra o 25 de Abril, resultante de um ciclo de atividades e workshops realizados ao longo do ano, envolvendo diversos setores da comunidade, incluindo a comunidade escolar, a comunidade de educação não formal e a população em geral.
O objetivo é demonstrar a diversidade de possibilidades científicas existente na realização de um mesmo elemento, o cravo, com diferentes materiais e com diferentes públicos.
A proposta conta com um enquadramento científico, uma sala de laboratório equipada com materiais de laboratório como tubos de ensaio, provetas e vidrarias, usados como reservatório para os cravos, aliando História, Cultura, Ciência e Arte

VILA DO BISPO

EXPOSIÇÃO "POESIA VISUAL", o 25 DE ABRIL NA PERSPETIVA DAS CRIANÇAS
Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo
Inauguração 25 de Abril, 15h00

DOCUMENTÁRIO "50 ANOS SOBRE O 25 DE ABRIL" em VILA do BISPO
Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo
Apresentação do 25 de Abril, 16h00

CONCERTO DE MÚSICA DE INTERVENÇÃO "SMILES4COFEE"
Auditório do Centro Cultural de Vila do Bispo
25 de Abril, 17h00

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

EXPOSIÇÃO "25 DE ABRIL EM VRSA: MEMÓRIAS DA REVOLUÇÃO"
8 de abril a 28 de junho (9h30-17h00)
Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes

OFICINA "CARTAZES DE ABRIL E DE AGORA"
Com o artista plástico Miguel Martinho
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela /CMVRSA
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Domingo, 14 de Abril (15h00 às 18h00)
Inscrições: Para público em geral e famílias
Valor : 5€ – pessoa / 8 € – adulto + criança (a reverter diretamente para o orientador)
Sujeito a inscrição prévia até um máximo de 12 pessoas. A oficina só se realiza com um
mínimo de 6 pessoas
Tel. 281 952600 | ciipcacela@gmail.com

 


Rede de Museus do Algarve comemora 50 anos do 25 de Abril com o "Projeto Liberdade" (sulinformacao.pt)