O IPMA tem patente ao público, entre 27 de maio e 31 de julho de 2024, a Exposição "O Tempo de Abril, 50 Anos Depois - Testemunhos da Meteorologia", associada às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
A Exposição leva-nos por uma viagem na evolução do serviço meteorológico nacional, nas suas componentes institucional, técnica, tecnológica e social.
O Serviço Meteorológico Nacional (SMN), criado em 1946, resulta da junção de oito serviços existentes, mas tudo tinha começado na Casa Mãe da Meteorologia em Portugal a Torre Observatório Infante Dom Luís em Lisboa no ano de 1854. O SMN tinha existência por todo o território Nacional na Metrópole, nas Ilhas Insulares e no Ultramar, do Minho a Timor, com serviços, funcionários, redes de estações meteorológicas e postos udométricos.
Os diferentes organismos que geriram o serviço meteorológico nacional, através dos seus Meteorologistas e Geofísicos, foram um setor da sociedade muito ativo no período do 25 de abril, tendo travado importantes batalhas pelos direitos sociais como:
- O reconhecimento legal das estruturas representativas dos trabalhadores – sindicatos e comissões de trabalhadores;
- A redução do horário semanal para as 35 horas;
- A regulação do serviço de turnos;
- A Cooperativa de habitações económicas para os funcionários do I.N.M.G.
A exposição tem uma vertente gráfica com memórias do passado, mas também com alguns dos equipamentos usados no período antes, durante e após o 25 de abril, e do impacto televisivo da meteorologia na televisão da altura. Salienta ainda uma produção cultural vastíssima dos funcionários da meteorologia nacional, onde se enquadram desenhadores, poetas, escritores, músicos e outros.
Convida-mo-lo a visitar a Exposição, de acesso gratuito, bastando dirigir-se à sede do IPMA, Rua C ao Aeroporto de Lisboa, nos dias úteis entre as 10h e as 12h e as 14h e as 16h.