Percurso Passos Contados “Origens e evolução da Mata Nacional de Vila Real Sto António" - Triplov INFO

Últimas

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Percurso Passos Contados “Origens e evolução da Mata Nacional de Vila Real Sto António"

Continuam os "Passos Contados", passeios pedestres de interpretação da paisagem, em Maio, com o percurso:

 

Origens e evolução da Mata Nacional de Vila Real de Santo António

Com o engenheiro Paulo Silva e as engenheiras Alexandra Silva e Alexandra Amorim

12 Maio (Domingo)

Ponto de encontro: 9h30 no Parque de Merendas de Monte Gordo (em frente ao Parque de Campismo)

A Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António é hoje reconhecida como um apetecível espaço de lazer, mas é também uma reserva importante de biodiversidade, pois entre o denso pinhal, abriga muitas espécies de fauna e flora silvestre, estando abrangida pela Rede Natura 2000. Das várias espécies de répteis aí presentes, destaca-se pela sua raridade, importância e distribuição restrita, o Camaleão (Chamaeleo chamaeleon). Ao longo de um percurso pelo pinhal, ora na zona mais litoral, outra no interior passando por lagoas mais escondidas, vamos conhecer não só os seus valores naturais, como um pouco da sua história e evolução.

Sendo o pinhal nesta área já referido em fontes e cartografia antiga desde o séc. XVI, remete-se para o período pombalino uma tentativa mais sistemática de arborização com o objectivo de proteger a recente Vila Real do avanço das areias. É só porém no início do séc. XX, na sequência de nova arborização, que a Mata Nacional é formalmente constituída.

O percurso será orientado por Paulo Silva, Licenciado em Engenharia Florestal. Chefe de Divisão do Ordenamento do Território, do Departamento Regional da Conservação da Natureza e Biodiversidade, da Direcção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.; Alexandra Silva, Licenciada em Assessoria de Administração. Técnica Superior da Divisão do Ordenamento do Território, do Departamento Regional da Conservação da Natureza e Biodiversidade, da Direcção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.; Alexandra Amorim, Licenciada em Engenharia Agrónoma. Técnica Superior da Divisão de Protecção e Gestão de Áreas Públicas Florestais, do Departamento Regional de Gestão e Valorização da Floresta, da Direcção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.; e Paulo Monteiro, Curso Profissional de Ordenamento do Território e Ambiente. Vigilante da Natureza da Divisão de Vigilância Preventiva e Fiscalização, da Direcção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.

INFORMAÇÕES 

Os percursos realizam-se aos Sábados ou aos Domingos, entre Abril e Outubro.

Pontos de encontro em Santa Rita no CIIPC (antiga escola primária), na Manta Rota (em frente ao Antigo Casino) ou Cacela Velha (junto à cisterna), consoante o percurso.

Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protector solar.

A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

INSCRIÇÕES 

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Antiga Escola Primária de Santa Rita

Tel. 281 952600 | ciipcacela@gmail.com | http://ciipcacela.wordpress.com

As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o nome e contacto.