O PRR é um plano em construção continua. Este instrumento que surgiu para fazer face à crise pandémica, sofreu já uma reprogramação fruto de um novo contexto sociopolítico, que levou, por exemplo, à inclusão do REPowerEU, um programa exclusivamente dedicado à transição climática pretende, entre outros objetivos, libertar a Europa da dependência de combustíveis fosseis, especialmente, da Rússia.
A Estrutura de Missão Recuperar Portugal, enquanto entidade responsável pela coordenação do PRR em Portugal, tem vindo a fazer um caminho evolutivo paralelo ao próprio plano, que se adapta aos diversos contextos e necessidades.
Neste âmbito, e mantendo-se Portugal na linha da frente dos Estados-membros com mais desembolsos de pedidos de pagamento, 4, juntamente com Itália e Croácia, assume-se agora mais uma etapa, o pedido de levantamento da suspensão parcial do desembolso do terceiro e quarto pedidos de pagamento.
Para tal, a Estrutura de Missão Recuperar Portugal esteve focada na recolha das evidências para completar a comprovação de 2 marcos e 1 meta, relativos ao terceiro e quarto pedidos de pagamento, enviando agora para a Comissão Europeia o Pedido de levantamento da suspensão de desembolso, o que permitirá passar a execução para 23%.
Em paralelo, e porque o PRR não para, a Estrutura de Missão Recuperar Portugal continua a olhar para o futuro e, como tal, a incidir também na recolha de evidências, junto das entidades públicas responsáveis pela execução dos Investimentos e das áreas governativas responsáveis pela execução das Reformas, para, após validação informal e interação com a CE, submeter, a curto prazo, o quinto pedido de pagamento.
O PRR é feito de comprovações de marcos e metas. São 463 em 10 pedidos de pagamento que, devidamente cumpridos, representam 22.216M€, para ajudar a construir um futuro melhor, investindo nos pilares essenciais da sociedade, saúde, habitação, edução e equipamentos sociais. Um Portugal com uma economia mais resiliente, mais competitiva, mais digital e mais sustentável.
Fernando Alfaiate
Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal