Voltar a brincar na rua: mais que mudança climática, mudança de estilo de vida das sociedades - Triplov INFO

Últimas

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Voltar a brincar na rua: mais que mudança climática, mudança de estilo de vida das sociedades



2004-amarel-cab-todas-sementes-v1200.png
11 de junho de 2024

Editorial

Voltar a brincar na rua

Dar uma vista de olhos pelos temas recolhidos e sugeridos neste boletim mensal é sentir o pulso das sociedades humanas as mais diversas. Apesar de todos os espetaculares «progressos tecnológicos» atuais há aspetos da felicidade que se têm vindo a perder. Agora, para além de algumas aberrações monstruosas (símbolo: Herdade da Torre Bela), por vezes surgem boas ideias no âmbito da luta contra a mudança climática. 

Por exemplo esta, que o suplemento Azul (Jornal Público) localizou: Pacto Climático Europeu quer zonas para crianças voltarem a brincar na rua. Mas enquanto estivermos no plano de organizar coisas excecionais e limitadas no tempo, estaremos ainda longe de recuperar a paz intrínseca da convivência das crianças com a rua. Não que não houvesse desvantagens nessas sociedades onde tal existiu. Mas uma qualidade essencial dela perdeu-se quase por completo. Para a recuperar não bastarão "iniciativas", será preciso que haja uma pacificação muito mais profunda das sociedades atuais. As iniciativas poderão ser um primeiro passo, o que é já de louvar.

APOIAR A CAMPO ABERTO

São os últimos 20 dias em que o poderá fazer este ano: se ainda não fez a sua declaração de IRS, pode ainda atribuir à Campo Aberto a consignação de 0,5 por cento do seu imposto, sem qualquer custo para si. Veja:


Por outro lado, a Campo Aberto precisa de mais sócios. Ser sócio não é apenas uma questão de financiamento (embora também o seja). É sobretudo uma forma de reconhecimento pelo trabalho que fazemos, de identificação com ele, ainda que seja apenas em 51 por cento. Pode também oferecer uma anuidade como sócio a uma pessoa amiga. É apenas necessário pagar a quota do ano corrente (valor base: 20 euros, uma só vez no ano) e uma joia de €2,50 euros, uma única vez junto com a primeira quota. Para desempregados, estudantes em qualquer idade e jovens até aos 30 anos inclusive, o valor pode ser de apenas €10,00.

Para concretizar, envie um email para: contacto@campoaberto.pt e receberá em resposta mais informações sobre a forma de aderir.

2004-amarel-sep-A-v1200.png

INFORMAÇÃO E LIGAÇÕES DE ASSOCIAÇÕES ECOAMBIENTAIS

Notícias de Maio e atividades futuras

Portugal

Associação Natureza Portugal | WWF



LPN – Liga para a Proteção da Natureza



Atividades


QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza





SPEA – Sociedade Portuguesa de Estudo das Aves





Atividades


SPECO – Sociedade Portuguesa de Ecologia


ZERO – Associação Sistemas Terrestres Sustentáveis













Atividades


2004-amarel-sep-B-v1200.png

Espanha

Federación Ecoloxista Galega


Ecologistas en Acción

Amigos de la Tierra





2004-amarel-sep-A-v1200.png


2004-amarel-sep-B-v1200.png

+ NOTÍCIAS E REFLEXÕES


































































































2004-amarel-sep-C-v1200.png















2004-amarel-sep-frase-v1200.png


Apartado 5052 - 4018-001 Porto · Website: www.campoaberto.pt · contacto@campoaberto.pt