9 de setembro de 2024
19 de setembro 18:00: um debate - será que a Natureza realmente morreu?
Um dos livros mais marcantes do pensamento e do movimento ecológico universal desde os anos 1960 vai ser apresentado no Porto na quinta-feira, 19 de setembro, às 18:00, na Rua de Sta Catarina, 951, 3.º Andar - Letra A. A entrada é livre e gratuita.
O livro, traduzido do americano por James Carvalho Powell, intitula-se A Morte da Natureza: As Mulheres, a Ecologia e a Revolução Científica e é de autoria de Carolyn Merchant.
Sara Moreira e Vanessa Marcos, estudiosas e ativistas das economias alternativas e do ecofeminismo de par com o decrescimento, farão a apresentação introdutória a um debate entre todos os presentes. Tendo o livro sido publicado pelas Edições Sempre-em-Pé, a Campo Aberto - associação de defesa do ambiente disponibilizou o seu espaço a esta editora independente com quem fizemos já algumas coedições.
Para mais informações sobre o livro, a autora e as apresentadoras:
Como habitualmente, o boletim A Todas as Sementes transporta-nos a muitos dos lugares próximos e longínquos onde se trava a contenda entre as forças de agressão à natureza (muitas delas esforçam-se por enterrá-la de vez) e a criatividade, engenho e generosidade de numerosas organizações e cidadãos que ainda resistem ao avanço aparentemente imparável do buldózer destruidor, que é agora moda disfarçar de «sustentável», «verde», «ecológico» e «renovável».
Se acha de apoiar os que ainda estão do lado da Natureza Viva, porque não fazer-se sócio/a da Campo Aberto (ou oferecer uma anuidade de sócio/a a um amigo/a)? Como fazê-lo? Envie um email manifestando o seu interesse em saber, a: contacto@campoaberto.pt
INFORMAÇÃO E LIGAÇÕES DE ASSOCIAÇÕES ECOAMBIENTAIS
Notícias de Agosto e atividades futuras
Portugal
GEOTA - Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente
SPEA – Sociedade Portuguesa de Estudo das Aves
ZERO – Associação Sistemas Terrestres Sustentáveis
Espanha
Ecologistas en Acción
Europa
Friends of the Earth Europe
Greenpeace
+ NOTÍCIAS E REFLEXÕES
Corrida ao abacate, o "ouro verde", liga empresas americanas ao desastre da desflorestação no México
OUTRAS