Dia das Nações Unidas
Hoje celebramos o Dia das Nações Unidas, uma data emblemática que marca o aniversário da entrada em vigor da Carta das Nações Unidas. Esta celebração relembra a missão global da ONU na promoção da paz, da segurança, dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável.
(un.org)
Entre 25 de abril e 26 de junho de 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, representantes de 50 países reuniram-se na Conferência das Nações Unidas, em São Francisco, Califórnia, para a criação de uma nova organização internacional. Durante os dois meses seguintes, redigiram uma Carta, a qual lançou as bases desta nova Organização, que, deseja-se, impediria uma guerra mundial como a que acabavam de viver.
Quatro meses após o término desta Conferência, a Organização das Nações Unidas começou oficialmente a existir. Estávamos a 24 de outubro de 1945, quando a China, França, União Soviética, Reino Unido, Estados Unidos e uma maioria dos outros signatários ratificaram a Carta das Nações Unidas. À data de hoje, 79 anos depois, as Nações Unidas continuam a trabalhar para manter a paz e a segurança internacionais, a prestar assistência humanitária aos necessitados, a proteger os direitos humanos e a defender o direito internacional.
(Knotted Gun / UN / Mark Garten)
Não existe outra organização global com a legitimidade, o poder de influência e o impacto normativo das Nações Unidas. Nenhuma outra organização dá esperança a tantas pessoas, de um mundo melhor e de proporcionar um futuro que todos desejamos. Infelizmente, raramente foi tão urgente, como é hoje, a união de todos os países, para cumprirem a promessa das Nações Unidas.
|
A ONU
|
|