Na quinta-feira dia 31 de outubro de 2024, às 18h (horário de Portugal continental), decorre a sessão do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos dedicada ao tema:
Al-Ghazālī e a Incoerência dos FilósofosPalestra com Catarina Belo (American University of Cairo)
ResumoAl-Ghazālī é considerado o intelectual muçulmano sunita mais influente de todos os tempos. Nasceu por volta de 1056 em Ṭābarān,
cidade da província de Ṭūs, no Irão. Estudou teologia em Nishapur. Em Bagdade, estudou filosofia e também leu escritos sufistas. Morreu em 1111. A sua vasta obra versa sobre teologia, filosofia e sufismo. Uma das suas mais importantes obras é A Incoerência dos Filósofos, em que critica ideias filosóficas, em particular a filosofia de Avicena (m. 1037), pelas suas discrepâncias em relação à religião islâmica. Nesta obra, analisa várias teorias dos filósofos islâmicos, e de que modo se relacionam com o islão.
Catarina Belo formou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É licenciada em Árabe e Estudos Islâmicos pela Universidade de Londres (School of Oriental and African Studies), Reino Unido. Doutorou-se em Filosofia Islâmica pela Universidade de Oxford, Faculdade de Estudos Orientais. É professora associada de Filosofia na Universidade Americana do Cairo. É membro associado do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Em 2019, recebeu o Sheikh Hamad Award for Translation, em Doha (Qatar), pelas suas traduções do árabe para o português..
Para assistirVia Zoom (link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88353084579)
A entrada à sessão é livre, sem inscrição.
O Seminário Permanente de Estudos Islâmicos decorre no contexto da Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona e está associado às atividades do novo centro de investigação LusoGlobe da Universidade Lusófona, contando, além disso, com as parcerias da Fundação Islâmica de Palmela e da MIAS-Latina.
(Coord. Fabrizio Boscaglia: fabrizio.boscaglia@ulusofona.pt)