Apelamos aos cidadãos que condenem a detenção ilegal dos tripulantes da flotilha
Olá Estela,
Nas últimas horas, vários barcos que faziam parte da missão humanitária Global Summud Flotillaforam intercetados pelas autoridades israelitas e os seus tripulantes foram detidos. Entre eles encontram-se três cidadãos portugueses.
Pedimos-lhe que dispenda 5 minutos do seu dia e faça um telefonema, envie um SMS e/ou um e-mail para a Embaixada de Israel!
AÇÃO VIA E-MAIL
Entre as 9h00 e as 18h00 de hoje, dia 2 de outubro, envie um e-mail para o endereço consular@lisbon.mfa.gov.il com a seguinte mensagem:
Assunto: Libertação imediata dos tripulantes da flotilha humanitária detidos
Ex.mos Senhores,
Venho por este meio condenar a detenção ilegal dos tripulantes da flotilha humanitária e pedir informações sobre o paradeiro dos cidadãos portugueses detidos pelas forças de segurança israelitas durante a noite e madrugada hoje, quando navegavam em águas internacionais com o intuito de transportar ajuda humanitária para Gaza.
Exijo que todos os detidos sejam imediata e incondicionalmente libertados!
Cumprimentos,
AÇÃO VIA TELEFONE
A partir das 9h30 de hoje, dia 2 de outubro, telefone para o número 934 158 450 ou para o 210 455 500 (marque 2 – gabinete embaixador ou marque 4 – departamento administrativo), e, expresse a sua condenação, podendo usar como base para o telefonema o texto do e-mail.
Diga-nos se fizer a ação, basta escrever "Já telefonei" ou "Já enviei e-mail" por SMS/Whatsapp:(+351 91 96 70 805) ou E-mail:ativismo@amnistia.pt
Apelamos ainda que, se tiver essa possibilidade, se junte a uma das ações que irão decorrer em vários locais por todo o paÃs:
LOCAIS DE AÇÃO URGENTE DE PROTESTO 2 OUTUBRO
👉 Aveiro - Praça da República, em frente à Câmara - 18h00 👉 Lisboa - Embaixada de Israel - 18h00 👉 Beja - Praça da República - 18h00 👉 Braga - Chafariz - 19h00 👉 Castelo Branco - em frente à Câmara Municipal - 18h30 👉 Chaves - Largo do Arrabalde - 21h00 👉 Coimbra - Praça 8 de Maio - 18h00 👉 Évora - Praça do Sertório (Junto à Câmara Municipal) - 18h00 👉 Faro - Rotunda do Fórum Algarve - 18h30 👉 Ilha Terceira - Praça Velha - 18h00 👉 Lisboa - em frente à Embaixada de Israel - 18h00 👉 Portalegre - em frente ao Plátano - 19h00 👉 Porto - Praça D. João I (Rivoli) - 19h00 👉 São Miguel - Portas da Cidade - 18h00 👉 Setúbal - Praça du Bocage - 18h30 👉 Viana do Castelo - Praça da República - 18h00 👉 Viseu - Rua Dom António Alves Martins - 18h00
Mais locais a anunciar na conta de instagram da @flotilhahumanitariapt
Notas a ter em atenção para esta Ação Urgente:
Uma vez que vamos tentar que os telefones da Embaixada fiquem impedidos por sobrecarga de telefonemas, é possÃvel que não consiga ligação à primeira tentativa. Pedimos-lhe que tente uns minutos depois, durante as vezes que puder ou que forem necessárias para que o telefone toque.
É possÃvel que, ao fim de alguns telefonemas, a pessoa que está na receção da Embaixada desligue imediatamente o telefonema assim que perceber do que se trata. Se isso acontecer, não se preocupe. Uma vez que vamos todos e todas dizer a mesma coisa, é um sinal de que a mensagem terá́ passado.
Pode fazer o seu telefonema de forma anónima, se preferir, e não é obrigatório dar a sua identificação, mesmo que a peçam durante o telefonema. Basta ligar e dizer a mensagem que sugerimos. Se quiser colocar o seu telemóvel em modo anónimo: - Insira #31# antes do número de telefone para onde irá ligar; - Consulte este artigo para alterar as definições no sistema operativo do seu telefone https://www.noticiasaominuto.com/tech/2277553/como-realizar-chamadas-anonimas-no-android-e-no-ios