Bilheteira Solidária alargada a toda a rede de Centros Ciência Viva
A 1 de julho assinala-se o 27.º aniversário da Ciência Viva.
É escolhida esta data, pelo seu grande simbolismo, para anunciar o alargamento da Bilheteira Solidária a toda a rede de Centros Ciência Viva. Desde abril do ano passado esta era uma iniciativa exclusiva do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e que a partir de agora abrange os restantes 20 centros de ciência de todo o país.
Sob o lema "Porque a Ciência é para tod@s", a Bilheteira Solidária, no Pavilhão do Conhecimento, garante diariamente 20 entradas gratuitas a indivíduos ou famílias que nos desejem visitar. Esta iniciativa surge em resposta à realidade atual, prevendo que qualquer cidadão, incluindo os que se encontram em deslocação forçada pela complexa situação global, tenha acesso ao conhecimento.
Desde a sua implementação no Pavilhão do Conhecimento, nos últimos 14 meses, foram cedidos mais de 1 800 bilhetes. Ucrânia é, até à data, o país que mais adere à iniciativa, com os visitantes deste país a corresponderem a cerca de 67% do total de bilhetes solidários. Imediatamente abaixo surge Portugal, com uma expressão de quase 34% face ao total de bilhetes cedidos. O objetivo é alargar a iniciativa a todo o país.
Não será necessário que os visitantes interessados em usufruir destes bilhetes gratuitos façam prova da sua condição, bastando que solicitem na bilheteira dos Centros Ciência Viva o número de entradas pretendidas. Cada centro define o número diário de bilhetes solidários.
Facilitar o acesso de todos os cidadãos à ciência inscreve-se na missão da Ciência Viva, criada há 27 anos para promover a cultura científica e tecnológica na sociedade. Os 21 Centros Ciência Viva do país respondem positivamente a este desafio.