Teve lugar, a 17 de outubro de 2023, nas instalações do IPMA em Algés, a primeira reunião do Grupo de Trabalho que tem como missão a elaboração do Plano de Ação Nacional para a gestão e conservação de tubarões, raias e quimeras (Despacho n.º 7357/2023 de 13 de julho de 2023).
O plano de ação irá identificar e promover a adoção de ações que garantam a conservação das diferentes populações de peixes cartilagíneos. Na sua maioria, as espécies deste grupo (peixes cartilagíneos) são vulneráveis às atividades humanas, sendo a pesca excessiva e não regulamentada um dos fatores de maior impacto nas suas populações.
Nesta reunião estiveram presentes elementos da Secretaria de Estado da Defesa Nacional, da Secretaria de Estado do Mar, da Secretaria de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, da Secretaria de Estado das Pescas, do Governo Regional da Madeira, do Governo Regional dos Açores, da Direção -Geral da Autoridade Marítima (DGAM), do IPMA, da Direção -Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), da Direção -Geral de Política do Mar (DGPM) e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P. (ICNF, I. P.).