Milhares de palestinianos e israelitas morreram. Sobreviver, a mais um dia, tornou-se a única prioridade para todos em Israel e nos territórios palestinianos ocupados.
Olá Ativista,
As notícias que nos chegam de Gaza e de Israel são absolutamente trágicas, e este pedido que hoje lhe fazemos, torna-se inevitável.
Sei que temos sido muito ativos nas nossas comunicações. Entre assinatura de petições, presença em vigílias e acompanhamento do nosso trabalho, reconhecemos que a emergência atual assim o exige.
Desta vez, temos um novo pedido para si: Doe! Ajude-nos a levar adiante o nosso trabalho!
Atualmente, a Amnistia Internacional mantém a sua equipa do laboratório de crises, em Israel e no interior da Faixa de Gaza, a documentar as violações de direitos humanos e crimes de guerra perpetrados pelo Exército de Israel, pelo Hamas e outros grupos armados, apelando, como sempre, à responsabilização de todos aqueles que violam e transgridem os direitos mais básicos de todos os Seres Humanos.
Os testemunhos que temos em mãos são já imensos, e tantos deles são tão duros de ler e conhecer. O impacto emocional que esta realidade representa para os nossos colegas que estão no terreno, é incontestável e não posso deixar de o partilhar consigo:
(...) Durante o meu trabalho de campo, ao recolher informações sobre os crimes, encontro-me com pessoas que perderam toda a sua família, mulheres, crianças, idosos. Ao saber do horror do crime, não consigo mais escrever. Afasto-me um pouco para respirar e chorar.... e depois retomo o meu trabalho. Por favor, rezem pela nossa sobrevivência nesta guerra suja. E finalmente, esqueci-me de acrescentar que estou sem teto porque a minha casa foi bombardeada."
Foi com estas palavras que Sarah, minha colega, se despediu na sua última mensagem antes do blackout de comunicações na Faixa de Gaza, enquanto permanece, firme, a recolher testemunhos dos sobreviventes e dos familiares das vítimas mortais e as provas dos ataques indiferenciados e bombardeios a civis, casas e às suas infraestruturas.
Sobreviver a mais um dia, tornou-se a única prioridade para todos, como nos descreve:
(...) não podemos tomar banho ou lavar-nos porque a água na Faixa de Gaza, seja ela potável ou para lavar a roupa, é incrivelmente escassa. (...) comemos principalmente vegetais; comemos frango duas vezes, mas sem pão porque se eu quiser comprar pão, tenho de ficar na fila pelo menos 7 ou 8 horas (...)
Mais de 10.000 palestinianos e israelitas foram mortos, até ao momento. Destas vítimas mortais, cerca de 4.200 são crianças, inocentes entre fogo cruzado, sem qualquer culpa! Perderam pais, irmãos, não têm o que comer, não podem ir à escola, brincar, rir ou sorrir, como todas elas merecem. Todas elas, sem exceção!
Precisamos muito do seu apoio! Só assim conseguimos manter a nossa equipa de investigação, que alimenta a pressão política e todo o trabalho de advocacy que realizamos junto dos decisores mundiais e da comunidade internacional.
Para lhe agradecermos, obter o recibo e informação sobre esta investigação, envie um e-mail para info@amnistia.pt com o comprovativo, dados e a referência "Apoiar Israel/TPO".
"(...) trabalhamos no meio de bombardeamentos contínuos e incessantes, tentando identificar os casos mais graves em que civis e pessoas deslocadas foram mortas. Nestas condições perigosas, somos dos únicos que ainda trabalham no terreno para documentar violações e crimes de guerra..."
É por tudo isto que hoje lhe escrevo! Precisamos, desesperadamente, da ajuda de todos e de todas.
Milhões de palestinianos e israelitas dependem atualmente da solidariedade, mobilização e ação mundial, e da nossa parte, estamos inteiramente dedicados à nossa maior missão: trabalhar para que a justiça seja uma realidade para todos. Para que todas as pessoas, sem exceção, sejam livres, felizes e rodeadas de paz! Todas as pessoas têm o direito a viver em paz! Todas, todas, todas!
Ajude-nos! Queremos que o seu donativo seja a esperança da mudança que, JUNTOS, nos mobiliza!
Contamos consigo!
Ângela Ferreira João Diretora de Angariação de Fundos Amnistia Internacional Portugal
A Amnistia Internacional tem como missão expor violações e abusos de Direitos Humanos, fazer recomendações e propor soluções. Sempre que alguém, em qualquer parte do mundo, for vítima de um qualquer abuso de direitos humanos, nós vamos agir.
Trabalhamos diariamente para que todas as pessoas, quem quer que sejam, onde quer que estejam, possam usufruir em pleno dos direitos humanos. E assim, juntos, construímos um mundo melhor para toda a humanidade.
O SEU APOIO VAI FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DE MUITAS PESSOAS, ATIVISTAS E DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS EM TODO O MUNDO!