Com o objetivo de dar voz aos leitores de Saramago, divulgar a obra e o pensamento do escritor, estes encontros são sobretudo dirigidos aos leitores, admiradores e estudiosos da obra de Saramago e da sua vida. A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória.
Ayamonte e Vila Real de Santo António acolhem, no segundo dia do Encontro, sábado, dia 11 de novembro, a participação ativa dos leitores de Saramago. Ao final da tarde, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, terá lugar a conferência de António José Borges, a partir da sua obra "Saramago - Da Cegueira à Lucidez". A programação do segundo dia do Encontro encerra com a performance literária de Gisela Cañamero e Ricardo Madeira, a partir da obra "Todos os Nomes".
No dia 12, último dia do evento é proposta uma visita guiada, no âmbito da Rota Literária Saramago no Algarve, nos concelhos de Vila Real de Santo António e Castro Marim.
A exposição "Voltar aos Passos que foram dados", com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa, e design de André Letria, também integra o programa do Encontro, podendo ser visitada nas três bibliotecas municipais que acolhem o evento.
Ler/celebrar Saramago, é o mote destes encontros de partilha, realizando o sonho do escritor: «Seria perfeito poder reunir em um só lugar, sem diferenças de países, de raças, de credos e de línguas, todos quantos me leem, e passar o resto dos meus dias a conversar com eles».
O 8.º Encontro Ibérico de Leitores Saramago é organizado pelas Câmaras Municipais de Castro Marim e VRSA, em parceria com a Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago e o promotor da Aula Saramago – Diego Mesa, com o apoio do Ayuntamiento de Ayamonte, da Eurocidade do Guadiana e da Fundação José Saramago.
Consulte o programa completo do 8.º Encontro Ibérico de Leitores de Saramago no ficheiro abaixo disponível.
Poderá fazer a sua inscrição online AQUI ou através do QRcode divulgado na imagem.
Câmaras Municipais de Castro Marim e VRSA, em parceria com a Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago e o promotor da Aula Saramago – Diego Mesa, com o apoio do Ayuntamiento de Ayamonte, da Eurocidade do Guadiana e da Fundação José Saramago.